CONTRIBUIÇÕES DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Auteurs-es

  • Maria Simonyr Araujo Castro

Résumé

O presente artigo visa mostrar os recursos digitais de aprendizagem que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica durante o processo de ensino-aprendizagem. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem disponíveis no repositório do RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) voltados para o Ensino da Matemática no Ensino Médio serão explorados no intuito de disponibilizar aos educadores em exercício ou em processo de formação à utilização destes objetos em sala de aula, integrando a tecnologia em suas atividades diárias. O referencial teórico baseia-se em estudos e materiais relacionados aos Objetos Virtuais de Aprendizagem encontrados em diversas literaturas. Durante este estudo, as características e contribuições destes objetos de aprendizagem serão analisadas, dando importância ao seu uso pedagógico, além de incentivar à formação de professores em tais recursos digitais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BIANCONCINI, E. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009.

LEITE, M. A. Processos de mediação de conceitos algébricos durante o uso de um objeto de aprendizagem. Disponível em <http://rived.mec.gov.br/artigos/monalisa_final.pdf> Acesso em: 19/01/2016.

PRADO, M. E. B. B.; SILVA, M. G. M. Formação de educadores em ambientes virtuais de aprendizagem. Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 61-74, jan. 2009. Disponível em < http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2305/2268>. Acesso em: 20/01/2016.

PRATA, C. L.; NASCIMENTO, A. C. A. A. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007.

RAMOS, A.F.; DOMENICO, L. C.; TORRES, P. L. Uma experiência com objetos de aprendizagem no ensino da matemática. UNIrevista, v. 1, n. 2, abr. 2006. Disponível em < http://docplayer.com.br/15682476-Uma-experiencia-com-objetos-de-aprendizagem-no-ensino-da-matematica.html >. Acesso em 26/03/2016.

RIVED. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância – SEED. Disponível em <http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php>. Acesso em: 19/01/2016.

RIVED. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância – SEED. Disponível em <http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/>. Acesso em: 19/01/2016.

SANTOS, M. E. K. L.; AMARAL, L. H. Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de matemática. REnCiMa, v. 3, n. 2, p. 83-93, jul / dez 2012. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/109/71>. Acesso em: 27/08/2014.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-31

Comment citer

ARAUJO CASTRO, M. S. CONTRIBUIÇÕES DE UM OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 67–78, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8154. Acesso em: 22 déc. 2024.