SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: o trabalho pedagógico especializado com as limitações de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual
Palabras clave:
Palavras-chave, Educação Especial, Atendimento Especializado, Deficiência, Formação Continuada.Resumen
O presente texto discute a Educação Especial como modalidade de ensino, enfatizando o serviço Sala de Recursos Multifuncionais e o trabalho com a deficiência intelectual. A inspiração para este assunto advém da experiência com formação continuada de professores em cursos na área da Educação Especial na perspectiva inclusiva, nos últimos três anos, através de projetos de extensão desenvolvidos com o apoio da Universidade do Estado de Minas Gerais (PAEX/UEMG), Unidade Divinópolis, na modalidade presencial, abrangendo municípios do centro-oeste mineiro. E uma das demandas dos (as) cursistas é referente ao atendimento às limitações de aprendizagem do deficiente intelectual e este estudo, que se configura bibliográfico, objetiva oferecer orientações quanto a este trabalho, reafirmando a importância da parceria entre educação especial e escola comum no processo inclusivo. Conclui-se que o referido atendimento deve prever intervenções na área motora, nas funções cognitivas e nas habilidades sociais, possibilitando ao educando autonomia frente ao conhecimento.
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