O conhecimento tácito e a subjetividade do professor de Educação Física Escolar

Autores/as

Palabras clave:

Conhecimento tácito, Educação Física Escolar, trabalho docente

Resumen

Este estudo analisa o conhecimento tácito no trabalho docente da Educação Física Escolar. A divergência entre o prescrito e o real permite ao professor renormalizar, criar estratégias e saberes tendo como suporte os conhecimentos tácitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com dois professores de escolas públicas estaduais e municipais da Bahia. Os resultados demonstram que os professores de Educação Física utilizam mais o conhecimento tácito em virtude da ausência de prescrições e do incipiente acompanhamento pedagógico.

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Biografía del autor/a

Jorge Adilson Gondim Pereira, UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1990). É professor especialista em Educação Física Escolar pela PUC-MG e Mestre em Educação Física pela FEF/UNB com ênfase em formação profissional. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia e professor da Rede Pública do Estado da Bahia desde o ano de 1993, foi idealizador e coordenador do processo de implantação do Curso de Educação Física da UNEB/Campus XII. De 2002 a 2006 foi Diretor da UNEB/Campus XII tendo como principal realização a implantação dos cursos de Enfermagem e Administração neste Campus. De 2007 a 2011 foi Diretor Regional de Educação(DIREC-24/Caetité). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Profissional em Educação Física, Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar e Metodologia do Ensino da Educação Física, Lazer, Cultura e Educação. Atualmente está cursando Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2020-06-16

Cómo citar

GONDIM PEREIRA, J. A. O conhecimento tácito e a subjetividade do professor de Educação Física Escolar. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 204–210, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8511. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

I Simpósio Latino-Americano de Ergologia