O PLANEJAMENTO PEDAGOGICO EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA CRIAÇÃO À EXECUÇÃO
Resumen
Por ser dotado de razão o homem é compelido a pensar ou prever suas ações, refletindo sobre as mesmas e podendo transformá-las, planejando-as. Destarte o planejamento é atividade inerente ao ser humano. Para tanto, o presente trabalho tem por objetivo investigar a construção e implementação do planejamento pedagógico em matemática e sua significância para os professores. Nisto os sujeitos da pesquisa constituíram-se de professores e coordenadores de duas escolas municipais de Murici dos Portelas – PI. Como principais fundamentos teóricos autores como Libâneo (1993), Gandin e Cruz (2017) e Vasconcelos (2000) corporificaram os resultados da pesquisa. Objetivando responder ao problema norteador deste estudo.
Descargas
Citas
ALMEIDA, L.R. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: Almeida, L.R e Placco, V.M. (org.) O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006
D'AMBROSIO, U. Educação Matemática da teoria à prática. 20ª ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa de partilha: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
CASTRO, Patrícia A. P. P. de.; TUCUNDUVA, Cristiane C.; ARNS, Elaine M. A
importância do Planejamento das aulas para organização do trabalho do Professor em sua Prática Docente. ATHENA – Revista Científica de Educação, v. 10, n.10, p. 49-62 jan./jun. 2008. Disponível em: http://nead.uesc.br/arquivos/Fisica/instrumentacao/artigo.pdf.
GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GANDIN, D. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 1994
GASPAR, M. L. F. Processo De Avaliação Da Aprendizagem Escolar Na Prática Pedagógica. / Magna Lúcia Furlanetto Gaspar; orientadora: Ana Rita LEVANDOVSKI. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1770-6.pdf>. Acesso em: 22 ma. 2019
GOMES, É.M.F. A importância do planejamento para o sucesso escolar. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Porto Nacional, 2011
HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral.7. ed. São Paulo: Ática, 2002
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor)
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
OLIVEIRA, D. A. Gestão Democrática da Educação: Desafios Contemporâneos. 7ª edição. Petrópolis, RJ. Editora Vozes.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001
COSTA, P. H. Existência e Arte. Revista Eletrônica do Grupo PET –Ciências Humanas, Estética da Universidade Federal de São João Del-Rei –ANO X –Número IX –janeiro a dezembro de 2014
PRODANOV, C. C. Método do Trabalho Científico: métodos e técnicas do pesquisa do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: FEEVALE, 2013.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor
qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SCHEWTSCHIK, A. O planejamento de aula: um instrumento de garantia de aprendizagem. disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26724_13673.pdf>. Acesso em: 23/05/2019
SEGUNDO, T. Afetividade no processo ensino-aprendizagem: A atuação docente que facilita ou dificulta a aprendizagem. Tese. São Paulo: PUC, 2007.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
VEIGA, I. P. A. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008
VOLPIN, G. B. C. O Significado e o Sentido do Planejamento no
trabalho do professor: uma análise crítica a partir da teoria da atividade de A.N. Leontiev / Gizeli Beatriz Camilo Volpin – 2016 151 f.
XAVIER, N. R. V. Planejamento e transformação: um estudo sobre o pensar docente / Nina Rosa Ventimiglia Xavier; orientadora: Darli Collares. - Porto Alegre, 2011.
ZANON, D.P.; ATHAUS, M.T.M. Didática II. Ponta Grossa: UEPG/NUEAD, 2010
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.