DEPRESSÃO E ESTRESSE NA DOCÊNCIA: OS REFLEXOS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Depressão, estresse, docenteResumo
O presente artigo visa buscar respostas para explicar a depressão e o estresse na docência e verificar os reflexos apresentados em sala de aula e em professores da rede pública do município de Porto Seguro - BA. O campo de análise para o referencial teórico, justifica-se em relação ao número de adoecimentos de profissionais da docência de uma instituição de ensino, como estresse e depressão, e avaliando as causas dessas patologias nos docentes. Nessa perspectiva, apresenta-se uma metodologia de cunho qualitativo e quantitativo, associados a métodos exploratório-descritivo, com levantamento bibliográfico e entrevistas com as pessoas que têm experiências práticas educativas. A média do resultado da tabulação de dados dos questionários, são oriundos do percentual de 30% da quantidade de docentes da Escola Municipal Valdivio Costa e a diretora da instituição. O corpo teórico foi desenvolvido por estudos em trabalhos científicos, com foco a perceber que para pensar qualquer doença, torna-se primordial a contextualização do indivíduo, seu corpo e o ambiente em que se encontra, em que os fatores psicossociais podem operar para facilitar, manter ou modificar o destino da doença.
Downloads
Referências
ALVES FILHO, Marcos Aurélio - A Era Tecnológica: Uma Questão de Avanços ou de Perdas na Essencialidade Humana? - Psicologado, 2014. Disponível em: https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/a-era tecnologica-uma-questao-de-avancos-ou-de-perdas-na-essencialidade-humana. Acesso em: 05/09/2019
ANGERAMI, E. L. S. & CAMELO S. H. H. Riscos psicossociais no trabalho que podem levar ao estresse: uma análise da literatura. Ciência, Cuidado e Saúde 2008
AROS, Marcelo Salomão. Produção científica sobre depressão: análise de resumos (2004-2007). Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2008. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/215. Acesso em: 07/09/2019
ATKINSON, R. L., ATKINSON, R. C. et al Introdução à pisicologia de Hilgard. 13. ed. Porto Alegre: Artmed. 2002.
BATISTA, Jaqueline Brito Vidal et al. – Depressão como causa de afastamento do trabalho: Um estudo com professores do Ensino Fundamental. Revista Psico. abr/jun. 2013
CATALDI, M. J. G. - O stress no meio ambiente de trabalho. São Paulo, 2002.
COAN, Adriana Aparecida - A pratica docente de uma professora da educação Infantil e seus desafios. Revista PUC-SP, 2016
COSTA, Francisca Rosinalva Cardoso Pereira; ROCHA, Renato - Fatores estressores no contexto de trabalho docente. Revista Ciências Humanas – Universidade De Taubaté (Unitau). VOL. 6. 2013
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
DUARTE, D.V.T. Impacto social da depressão e suas repercussões no trabalho. Revista Eficaz. 2010. Disponível em: http://www.faculdadeeficaz.com.br/revistacientificaeficaz/artigo/saude/2010/ed_03/Daisy-ok1.pdf Acesso: 18/10/2019
ESTEVES-FERREIRA, Alberto Abrantes; SANTOS, Douglas Elias et al. – Avaliação Comparativa dos sintomas da síndrome de Burnout em professores de escola públicas e privadas. Revista Brasileira de Educação, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900009. Acesso em: 05/09/2019
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
_______ . Educação e mudança. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
_______. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1995.
_______. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FEITOSA, Fabio Biasotto - A depressão pela perspectiva biopsicossocial e a função protetora das habilidades sociais. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, vol.34, Abr./Jun 2014
FILGUEIRAS, Julio Cesar; HIPPERT, Maria Isabel Steinherz - A polêmica em torno do conceito de estresse. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, 1999
GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria et al - Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001200017 Acesso em: 07/09/2019.
GOMES, R. M. S.; PEREIRA, A. M. S. Estratégias de coping em educadores de infância portugueses. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 12, 2008.
HESKETH, José Luiz; COSTA, Maria T. P. M. – Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho. Revista de Administração de Empresas, 1980. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75901980000300005 Acesso em: 05/09/2019.
LIPP, M. E. N. O estresse do professor. Campinas: Papirus, 2002.
RAMOS, Susana Isabel Vicent. Grau de satisfação docente dos estagiários de ciências do desporto e educação física. Psicologia.pt – O Portal dos Psicólogos. 2008.Disponívelem: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0425&area=d6. Acesso em: 18/10/2019
RODRIGUES, A. Stress, trabalho e doenças de adaptação. São Paulo: Atlas. 1997.
REINHOLD, Helga Hinkenickel. O burnout. 5 ed. Campinas: Papirus, 2001.
SADOCK BJ, SADOCK VA. Transtorno do humor. in: Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clinica. 9ª. Ed. Porto Alegre: Artes medicas. 2008.
SANTINI, Juarez. Síndrome do esgotamento profissional: revisão bibliográfica. Movimento, Porto Alegre, v. 10, 2004.
SANTOS, Gil; NATIVIDADE, Priscila; Problemas de saúde afastam cinco professores por dia. – Correio. Ago 2018. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/problemas-de-saude-afastam-cinco-professores-por-dia/ Acesso em: 15/10/2019.
SCANDOLARA, Thalita Basso; WIETZIKOSKI, Evellyn Claudia et al - Avaliação Dos Níveis De Estresse E Depressão Em Professores Da Rede Pública Do Município De Francisco Beltrão – PR. Revista UNIPAR. Vol. 19, 2015.
SILVA, Maria Raichelda Freitas - O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: ORIGEM E DESAFIOS. WEB ARTIGOS. 17/08/2014. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-curso-de-pedagogia-no-brasil-origem-e-desafios/124395. Acesso em: 07/09/2019
SILVEIRA, Kelly Ambrosio; ENUMO, Sônia Regina Fiorim et al - ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: Uma Análise Da Literatura. Educação em Revista. Vol.30. out/dez 2014
SINOTT, Edilene Cunha, AFONSO, Mariângela da Rosa et al - Síndrome de Burnout: um estudo com professores de Educação Física. Revista Movimento. Vol. 20. abr./jun. 2014
SIQUEIRA, Iony Patriota de. Manutenção Centrada na confiabilidade: Manual de Implementação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
SOUZA, M.C.C. Depressão em professores e violência escolar. Notandum, 2008
STRAUB, Richard O. – Psicologia da Saúde – Uma abordagem biopsicossocial. Artmed Editora, 2014 - Psychology
STEFANO, Silvio Roberto; GATTAI, Maria Cristina Pinto et al - Satisfação da qualidade de vida no trabalho com relação aos fatores biopsicossociais e organizacionais: um estudo comparativo entre docentes das universidades pública e privada. Revista Gerenciais, São Paulo. vol. 5. 2006
VEDOVATO, Tatiana Giovanelli; MONTEIRO, Maria Inês - Perfil sociodemográfico e condições de saúde e trabalho dos professores de nove escolas estaduais paulistas. Revista da Escola de Enfermagem da USP. vol.42. Jun 2008.
ZAFFARI, N.T. et al. Síndrome de burnout e estratégias de coping em professores: diferença entre gêneros. Revista de Psicologia IESB- Instituto de Educação Superior de Brasília, Brasília, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.