DEPRESSÃO E ESTRESSE NA DOCÊNCIA: OS REFLEXOS EM SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Depressão, estresse, docente

Resumo

O presente artigo visa buscar respostas para explicar a depressão e o estresse na docência e verificar os reflexos apresentados em sala de aula e em professores da rede pública do município de Porto Seguro - BA. O campo de análise para o referencial teórico, justifica-se em relação ao número de adoecimentos de profissionais da docência de uma instituição de ensino, como estresse e depressão, e avaliando as causas dessas patologias nos docentes. Nessa perspectiva, apresenta-se uma metodologia de cunho qualitativo e quantitativo, associados a métodos exploratório-descritivo, com levantamento bibliográfico e entrevistas com as pessoas que têm experiências práticas educativas. A média do resultado da tabulação de dados dos questionários, são oriundos do percentual de 30% da quantidade de docentes da Escola Municipal Valdivio Costa e a diretora da instituição. O corpo teórico foi desenvolvido por estudos em trabalhos científicos, com foco a perceber que para pensar qualquer doença, torna-se primordial a contextualização do indivíduo, seu corpo e o ambiente em que se encontra, em que os fatores psicossociais podem operar para facilitar, manter ou modificar o destino da doença.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orhanna Ramos, Faculdade Nossa Senhora de Lourdes

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.

Caroline Santos Cardoso, Faculdade Pitágoras e Faculdade Nossa Senhora de Lourdes

Psicóloga pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (2015). Atualmente é professora da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e da Faculdade Pitágoras campus Eunápolis, Psicologa clínica na Spacio Phisio e psicologa do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social- CREAS do município de Porto Seguro-BA. Pesquisadora nos grupos de pesquisa Ciência e resistência/UNEB/CNPq e Educação Especial e Inclusão - GEPEES/UNEB.

Referências

ALVES FILHO, Marcos Aurélio - A Era Tecnológica: Uma Questão de Avanços ou de Perdas na Essencialidade Humana? - Psicologado, 2014. Disponível em: https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/a-era tecnologica-uma-questao-de-avancos-ou-de-perdas-na-essencialidade-humana. Acesso em: 05/09/2019

ANGERAMI, E. L. S. & CAMELO S. H. H. Riscos psicossociais no trabalho que podem levar ao estresse: uma análise da literatura. Ciência, Cuidado e Saúde 2008

AROS, Marcelo Salomão. Produção científica sobre depressão: análise de resumos (2004-2007). Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2008. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/215. Acesso em: 07/09/2019

ATKINSON, R. L., ATKINSON, R. C. et al Introdução à pisicologia de Hilgard. 13. ed. Porto Alegre: Artmed. 2002.

BATISTA, Jaqueline Brito Vidal et al. – Depressão como causa de afastamento do trabalho: Um estudo com professores do Ensino Fundamental. Revista Psico. abr/jun. 2013

CATALDI, M. J. G. - O stress no meio ambiente de trabalho. São Paulo, 2002.

COAN, Adriana Aparecida - A pratica docente de uma professora da educação Infantil e seus desafios. Revista PUC-SP, 2016

COSTA, Francisca Rosinalva Cardoso Pereira; ROCHA, Renato - Fatores estressores no contexto de trabalho docente. Revista Ciências Humanas – Universidade De Taubaté (Unitau). VOL. 6. 2013

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

DUARTE, D.V.T. Impacto social da depressão e suas repercussões no trabalho. Revista Eficaz. 2010. Disponível em: http://www.faculdadeeficaz.com.br/revistacientificaeficaz/artigo/saude/2010/ed_03/Daisy-ok1.pdf Acesso: 18/10/2019

ESTEVES-FERREIRA, Alberto Abrantes; SANTOS, Douglas Elias et al. – Avaliação Comparativa dos sintomas da síndrome de Burnout em professores de escola públicas e privadas. Revista Brasileira de Educação, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900009. Acesso em: 05/09/2019

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

_______ . Educação e mudança. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_______. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1995.

_______. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FEITOSA, Fabio Biasotto - A depressão pela perspectiva biopsicossocial e a função protetora das habilidades sociais. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, vol.34, Abr./Jun 2014

FILGUEIRAS, Julio Cesar; HIPPERT, Maria Isabel Steinherz - A polêmica em torno do conceito de estresse. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, 1999

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria et al - Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006001200017 Acesso em: 07/09/2019.

GOMES, R. M. S.; PEREIRA, A. M. S. Estratégias de coping em educadores de infância portugueses. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 12, 2008.

HESKETH, José Luiz; COSTA, Maria T. P. M. – Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho. Revista de Administração de Empresas, 1980. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75901980000300005 Acesso em: 05/09/2019.

LIPP, M. E. N. O estresse do professor. Campinas: Papirus, 2002.

RAMOS, Susana Isabel Vicent. Grau de satisfação docente dos estagiários de ciências do desporto e educação física. Psicologia.pt – O Portal dos Psicólogos. 2008.Disponívelem: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0425&area=d6. Acesso em: 18/10/2019

RODRIGUES, A. Stress, trabalho e doenças de adaptação. São Paulo: Atlas. 1997.

REINHOLD, Helga Hinkenickel. O burnout. 5 ed. Campinas: Papirus, 2001.

SADOCK BJ, SADOCK VA. Transtorno do humor. in: Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clinica. 9ª. Ed. Porto Alegre: Artes medicas. 2008.

SANTINI, Juarez. Síndrome do esgotamento profissional: revisão bibliográfica. Movimento, Porto Alegre, v. 10, 2004.

SANTOS, Gil; NATIVIDADE, Priscila; Problemas de saúde afastam cinco professores por dia. – Correio. Ago 2018. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/problemas-de-saude-afastam-cinco-professores-por-dia/ Acesso em: 15/10/2019.

SCANDOLARA, Thalita Basso; WIETZIKOSKI, Evellyn Claudia et al - Avaliação Dos Níveis De Estresse E Depressão Em Professores Da Rede Pública Do Município De Francisco Beltrão – PR. Revista UNIPAR. Vol. 19, 2015.

SILVA, Maria Raichelda Freitas - O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: ORIGEM E DESAFIOS. WEB ARTIGOS. 17/08/2014. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-curso-de-pedagogia-no-brasil-origem-e-desafios/124395. Acesso em: 07/09/2019

SILVEIRA, Kelly Ambrosio; ENUMO, Sônia Regina Fiorim et al - ESTRESSE E ENFRENTAMENTO EM PROFESSORES: Uma Análise Da Literatura. Educação em Revista. Vol.30. out/dez 2014

SINOTT, Edilene Cunha, AFONSO, Mariângela da Rosa et al - Síndrome de Burnout: um estudo com professores de Educação Física. Revista Movimento. Vol. 20. abr./jun. 2014

SIQUEIRA, Iony Patriota de. Manutenção Centrada na confiabilidade: Manual de Implementação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

SOUZA, M.C.C. Depressão em professores e violência escolar. Notandum, 2008

STRAUB, Richard O. – Psicologia da Saúde – Uma abordagem biopsicossocial. Artmed Editora, 2014 - Psychology

STEFANO, Silvio Roberto; GATTAI, Maria Cristina Pinto et al - Satisfação da qualidade de vida no trabalho com relação aos fatores biopsicossociais e organizacionais: um estudo comparativo entre docentes das universidades pública e privada. Revista Gerenciais, São Paulo. vol. 5. 2006

VEDOVATO, Tatiana Giovanelli; MONTEIRO, Maria Inês - Perfil sociodemográfico e condições de saúde e trabalho dos professores de nove escolas estaduais paulistas. Revista da Escola de Enfermagem da USP. vol.42. Jun 2008.

ZAFFARI, N.T. et al. Síndrome de burnout e estratégias de coping em professores: diferença entre gêneros. Revista de Psicologia IESB- Instituto de Educação Superior de Brasília, Brasília, 2009.

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

RAMOS, O.; CARDOSO, C. S. DEPRESSÃO E ESTRESSE NA DOCÊNCIA: OS REFLEXOS EM SALA DE AULA. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–20, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9311. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência