PROJETO LIBRAS NA ESCOLA E AS INTERAÇÕES INCLUSIVAS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR
Palavras-chave:
Inclusão escolar, Cultura surda, Alunos surdos, Libras, interaçãoResumo
A Política de Educação Inclusiva no Brasil ainda caminha lentamente, em vista disso, foi desenvolvido o Projeto Libras na Escola, para promover a inclusão e socialização de alunos surdos na comunidade escolar em Vigia, Pará. O presente trabalho é um relato das ações e experiências vivenciadas durante esta pesquisa, e discute suas implicações e aproximações com a inclusão de alunos surdos e o bilinguismo. Dessa forma, apresentamos todas as etapas de desenvolvimento do projeto, suas implicações e contribuições para a construção de uma escola que respeita às culturas e construiu-se novos olhares, permitindo que as interações ocorram de forma que reduza as barreiras linguísticas. Resultados positivos, nesta perspectiva, foram alcançados, com grande envolvimento e interação da comunidade escolar, no entanto mudanças nas adaptações curriculares e metodológicas também precisam ser fortalecidas para que se efetive a inclusão real dos alunos surdos.
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