SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: o trabalho pedagógico especializado com as limitações de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual

Autores

  • Marcio Pereira 1. Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG – Unidade Divinópolis (Av. Paraná, 3001, Jardim Belvedere. Divinópolis - MG. CEP: 35501–170, tel. (37) 3229-3500), Unidade Cláudio (Rodovia MG 260 33, Cláudio/MG, CEP: 35530-000, 37) 3381-3926 / (37) 3381-3857). Residencial: Rua Paraíba 3970, Bairro Rancho Alegre, Divinópolis/MG, CEP – 35502-457, Tel (37) 98837-8071, e-mail: marcio.marcio@uemg.br.

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Especial, Atendimento Especializado, Deficiência, Formação Continuada.

Resumo

O presente texto discute a Educação Especial como modalidade de ensino, enfatizando o serviço Sala de Recursos Multifuncionais e o trabalho com a deficiência intelectual. A inspiração para este assunto advém da experiência com formação continuada de professores em cursos na área da Educação Especial na perspectiva inclusiva, nos últimos três anos, através de projetos de extensão desenvolvidos com o apoio da Universidade do Estado de Minas Gerais (PAEX/UEMG), Unidade Divinópolis, na modalidade presencial, abrangendo municípios do centro-oeste mineiro. E uma das demandas dos (as) cursistas é referente ao atendimento às limitações de aprendizagem do deficiente intelectual e este estudo, que se configura bibliográfico, objetiva oferecer orientações quanto a este trabalho, reafirmando a importância da parceria entre educação especial e escola comum no processo inclusivo. Conclui-se que o referido atendimento deve prever intervenções na área motora, nas funções cognitivas e nas habilidades sociais, possibilitando ao educando autonomia frente ao conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Pereira, 1. Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG – Unidade Divinópolis (Av. Paraná, 3001, Jardim Belvedere. Divinópolis - MG. CEP: 35501–170, tel. (37) 3229-3500), Unidade Cláudio (Rodovia MG 260 33, Cláudio/MG, CEP: 35530-000, 37) 3381-3926 / (37) 3381-3857). Residencial: Rua Paraíba 3970, Bairro Rancho Alegre, Divinópolis/MG, CEP – 35502-457, Tel (37) 98837-8071, e-mail: marcio.marcio@uemg.br.

  1. Sinopse: Graduação: Psicologia (FUNEDI/UEMG/1995); Pedagogia (FUNPAC/ES, 2015), Mestrado em Educação (UNISAL, 2003), Linha de pesquisa "A intervenção educativa sócio-comunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis"; Lato Sensu: Inspeção Escolar no atual contexto Educacional - ênfase em educação especial e inclusiva (FIBH, 2015); Educação Especial e Inclusiva: Diversidade na sala de aula (FIBH/2015); Psicopedagogia Clínica e Institucional (FANAN, 2017); Psicopedagogia com ênfase em Neurociências e Dificuldades de Aprendizagem (FANAN, 2017); Professor no ensino superior (UEMG/Divinópolis e Cláudio). Coordenação: curso Pedagogia, Núcleo de Estágio (Psicologia/Pedagogia), Serviço Escola (Psicologia), Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de curso (Pedagogia/Psicologia); Experiência em Pesquisa (FAPEMIG/PAPq); Extensão (PAEx) na área da Educação Especial; Coordenador e Professor de cursos de Pós-graduação Lato Sensu; Orientação de TCC: graduação e pós-graduação Lato Sensu; Orientação de estágio: Psicologia e Pedagogia; Escrita e organização de livros, artigos científicos. Principal publicação: Livro: Labirintos da Relação Pai-Filho: Dificuldades de aprendizagem. Adelame, 1. ed, 2018.

Referências

REFERÊNCIAS

ABROMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Consentino; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea, Dossiê Relações Raciais e Ação Afirmativa, n. 2, Jul-Dez, ISSN 2236-532x, 2011, p. 85-97.

ALVES, Denise de Oliveira; GOTTI, Marlene de Oliveira; GRIBOSKI, Cláudia Maffini; DUTRA, Cláudia Pereira. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado, Brasília: MEC/SEESP, 2006.

Aprendizagem mediada dentro e fora da sala de aula. Programa de Pesquisa Cognitiva, Divisão de Educação Especializada da Universidade de Witwatersand, África do Sul, Mandia Mendes coordenação; tradução José Francisco Azevedo, 2. ed., São Paulo: Instituto Pierson de Psicologia Aplicada, 2002.

BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Tereza Egler. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental, 2.ed., Brasília: MEC/SEESP, 2006.

BLANCO, R. La Educacíon inclusiva em América Latina: Realidad y Perspectivas. – Trabalho apresentado no II Congresso Internacional de Integração Educacional. Temuco, Chile, Abril, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Manual de Orientação: Programa de Implantação Sala de Recursos Multifuncionais, elaboração: Cláudia Pereira Dutra; Martinha Clarete Dutra dos Santos; Martha Tombesi Guedes, Brasília: MEC/SE/SEESP, 2010

BRASIL. Resolução MEC/CNE/CEB Nº 4. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais / coordenação geral: MEC/SEESP; elaboração: Rosita Edler Carvalho – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação especial, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica/Secretaria de Educação Especial, Brasília: MEC/SEESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Linhas Pragmáticas para o Atendimento Especializado na Sala de Apoio Específico. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

CUNHA, Juliana Alves dos Santos Gaêta. Funções Cognitivas e Aprendizagem: a abordagem de Reuven Feuerstein, Revista Estação Científica, Juiz de Fora, nº 18, Jul-Dez, 2017, p. 1-21.

DUK, Cynthia. Educar na diversidade: material de formação docente. 3. ed. 2. Impressão, Brasília: MEC/SEESP, 2007. 266p.

GALT, Rosana (org). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

KOCHHANN, Andréa. Formação de professores na extensão universitária: uma análise das perspectivas e limites. Revista Teias, v. 18, n. 51, Out-Dez, DOI 10.12957, ISSN 2017.29206, 2017, p. 276-292.

MACHADO, Rosângela. Sala de Recursos Multifuncionais: Espaço e organização do Atendimento Educacional Especializado. In: CIBEC/MEC Inclusão: Revista da Educação Especial / Secretaria de Educação Especial, v. 5, n. 1, jan/jul - Brasília: Secretaria de Educação Especial, ISSN 1808-8899, 2010, p. 58-63.

MOSÉ, Viviane. Diversidade. Entrevista a Arnaldo Niskiar, In: Programa Educação em Debate. Youtube.com/results?Search_query+vivane+Mosé+diversidade, 2015, acessado em 22.05.2020.

PAULON, Simone Mainieri, et. al., Documento subsidiário à política de inclusão / Simone Mainieri Paulon; Lia Beatriz de Lucca Freitas; Gerson Smiech Pinho – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.

PEREIRA, Márcio. Notas sobre a deficiência Intelectual. Revista Ciências Gerenciais em Foco. Cláudio/UEMG, v. 8, n. 5, ISSN: 2317-5265, 2017, p. 75-81.

PEREIRA, Márcio. Atendimento Educacional Especializado: do que se trata? Intercursos Revista Científica. Ciências Humanas, Ituiutaba/UEMG, v. 15, n. 2, Julh-Dez, ISBN 2179-9050, 2016, p. 95-118.

PFANNER, Pietro; MARCHESCHI, Mara. Retardo Mental. Uma deficiência a ser compreendida e tratada, 1. Ed, São Paulo: Paulinas, 2008.

PRIOSTE, Cláudia, et. al., 10 Questões sobre a Educação Inclusiva da Pessoa com Deficiência Mental. Darcy Raiça; Cláudia Prioste; Maria Luiza Gomes Machado. São Paulo: Avercamp, 2006.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Como Citar

PEREIRA, M. SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: o trabalho pedagógico especializado com as limitações de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–18, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8796. Acesso em: 19 nov. 2024.