SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: o trabalho pedagógico especializado com as limitações de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Especial, Atendimento Especializado, Deficiência, Formação Continuada.Resumo
O presente texto discute a Educação Especial como modalidade de ensino, enfatizando o serviço Sala de Recursos Multifuncionais e o trabalho com a deficiência intelectual. A inspiração para este assunto advém da experiência com formação continuada de professores em cursos na área da Educação Especial na perspectiva inclusiva, nos últimos três anos, através de projetos de extensão desenvolvidos com o apoio da Universidade do Estado de Minas Gerais (PAEX/UEMG), Unidade Divinópolis, na modalidade presencial, abrangendo municípios do centro-oeste mineiro. E uma das demandas dos (as) cursistas é referente ao atendimento às limitações de aprendizagem do deficiente intelectual e este estudo, que se configura bibliográfico, objetiva oferecer orientações quanto a este trabalho, reafirmando a importância da parceria entre educação especial e escola comum no processo inclusivo. Conclui-se que o referido atendimento deve prever intervenções na área motora, nas funções cognitivas e nas habilidades sociais, possibilitando ao educando autonomia frente ao conhecimento.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ABROMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Consentino; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea, Dossiê Relações Raciais e Ação Afirmativa, n. 2, Jul-Dez, ISSN 2236-532x, 2011, p. 85-97.
ALVES, Denise de Oliveira; GOTTI, Marlene de Oliveira; GRIBOSKI, Cláudia Maffini; DUTRA, Cláudia Pereira. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado, Brasília: MEC/SEESP, 2006.
Aprendizagem mediada dentro e fora da sala de aula. Programa de Pesquisa Cognitiva, Divisão de Educação Especializada da Universidade de Witwatersand, África do Sul, Mandia Mendes coordenação; tradução José Francisco Azevedo, 2. ed., São Paulo: Instituto Pierson de Psicologia Aplicada, 2002.
BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Tereza Egler. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental, 2.ed., Brasília: MEC/SEESP, 2006.
BLANCO, R. La Educacíon inclusiva em América Latina: Realidad y Perspectivas. – Trabalho apresentado no II Congresso Internacional de Integração Educacional. Temuco, Chile, Abril, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Manual de Orientação: Programa de Implantação Sala de Recursos Multifuncionais, elaboração: Cláudia Pereira Dutra; Martinha Clarete Dutra dos Santos; Martha Tombesi Guedes, Brasília: MEC/SE/SEESP, 2010
BRASIL. Resolução MEC/CNE/CEB Nº 4. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais / coordenação geral: MEC/SEESP; elaboração: Rosita Edler Carvalho – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação especial, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica/Secretaria de Educação Especial, Brasília: MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Linhas Pragmáticas para o Atendimento Especializado na Sala de Apoio Específico. Brasília: MEC/SEESP, 1994.
CUNHA, Juliana Alves dos Santos Gaêta. Funções Cognitivas e Aprendizagem: a abordagem de Reuven Feuerstein, Revista Estação Científica, Juiz de Fora, nº 18, Jul-Dez, 2017, p. 1-21.
DUK, Cynthia. Educar na diversidade: material de formação docente. 3. ed. 2. Impressão, Brasília: MEC/SEESP, 2007. 266p.
GALT, Rosana (org). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
KOCHHANN, Andréa. Formação de professores na extensão universitária: uma análise das perspectivas e limites. Revista Teias, v. 18, n. 51, Out-Dez, DOI 10.12957, ISSN 2017.29206, 2017, p. 276-292.
MACHADO, Rosângela. Sala de Recursos Multifuncionais: Espaço e organização do Atendimento Educacional Especializado. In: CIBEC/MEC Inclusão: Revista da Educação Especial / Secretaria de Educação Especial, v. 5, n. 1, jan/jul - Brasília: Secretaria de Educação Especial, ISSN 1808-8899, 2010, p. 58-63.
MOSÉ, Viviane. Diversidade. Entrevista a Arnaldo Niskiar, In: Programa Educação em Debate. Youtube.com/results?Search_query+vivane+Mosé+diversidade, 2015, acessado em 22.05.2020.
PAULON, Simone Mainieri, et. al., Documento subsidiário à política de inclusão / Simone Mainieri Paulon; Lia Beatriz de Lucca Freitas; Gerson Smiech Pinho – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.
PEREIRA, Márcio. Notas sobre a deficiência Intelectual. Revista Ciências Gerenciais em Foco. Cláudio/UEMG, v. 8, n. 5, ISSN: 2317-5265, 2017, p. 75-81.
PEREIRA, Márcio. Atendimento Educacional Especializado: do que se trata? Intercursos Revista Científica. Ciências Humanas, Ituiutaba/UEMG, v. 15, n. 2, Julh-Dez, ISBN 2179-9050, 2016, p. 95-118.
PFANNER, Pietro; MARCHESCHI, Mara. Retardo Mental. Uma deficiência a ser compreendida e tratada, 1. Ed, São Paulo: Paulinas, 2008.
PRIOSTE, Cláudia, et. al., 10 Questões sobre a Educação Inclusiva da Pessoa com Deficiência Mental. Darcy Raiça; Cláudia Prioste; Maria Luiza Gomes Machado. São Paulo: Avercamp, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.