OS “PORQUÊS” DAS COTAS INDÍGENAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Colonização. Índios. Ações afirmativas. Ensino Superior.Resumo
Debater a garantia constitucional do acesso à educação dos povos indígenas no ensino superior é umas das reflexões de caráter social e jurídico que legitimam as cotas. São objetivos do estudo: contextualizar os nativos indígenas pelo viés histórico, social e cultural; explicar os fundamentos jurídicos das ações afirmativas; discutir o direito de acesso à educação. A metodologia envolve pesquisa básica. Quantos aos objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória. Dos procedimentos técnicos, tem-se estudo bibliográfico trabalhando com informações teóricas e dados. O método de análise foi o dedutivo. Ao termino, verificou-se que as políticas públicas destinadas aos índios no ensino superior passam por constante crescimento, e que o sistema de cotas nas Universidades Públicas insere mais os indígenas em comparação com os programas do governo destinados as Instituições Privadas.
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