PERSONAGENS NEGRAS FEMININAS: analisadas pela perspectiva do aborto em Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo e Estela sem Deus de Jeferson Tenório
Palavras-chave:
Aborto, Gênero, RaçaResumo
Este artigo visa analisar o romance Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo e Estela Sem Deus (2018), de Jeferson Tenório dentro da perspectiva do aborto as circunstâncias que levaram a tais acontecimentos nas duas obras, e quais as consequências físicas e psicológicas, tendo como foco a análise nas representações femininas de Ponciá e Estela, enquanto mulheres negras que reverberam ao longo do tempo saberes e dores que são referidos pelos textos de Grada Kilomba (2017) - A máscara e o Lugar de Fala de Djamila Ribeiro (2017), vivendo uma busca incessante para conhecer a si mesmo, fugir do seu destino e libertarse. Em ambos os casos as personagens vêem o aborto como um basta numa herança de escravidão, que perseguia suas histórias; cada uma no seu momento decidiu se libertar do mundo que as cercavam e rentear direito de escolher seu próprio destino.Downloads
Referências
CARNEIRO, Sueli.Enegrecer o Feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Disponível em: <http://latitudeslatinas.com/download/artigos/enegrecer-o-feminismo-a-situacao-da-mulher-negra-na-america-latina-a-partir-de-uma-perspectiva-de-genero.pdf> Acesso em: 27 de novembro de 2018.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza, 2003.
TENÓRIO, Jerferson. Estela Sem Deus. Porto Alegre:Zouk, 2018.
KILOMBA, Grada. A máscara. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 11, página 26 - 31, 2017.
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? . Belo Horizonte (MG): Letramentos, 2017.
IPOLITO. Jessica. O aborto das escravas: um ato de resistência do passado ao presente. Disponível em: < https://www2.ufrb.edu.br/cadernosisterhood/images/.../Caderno_versao_ atu al.pdf>Visualizado em 20/11/2018.
GONZAGA. Paula Rita Bacellar. DE ARAS. Lina Maria Brandão. O ventre negro e o roubo dos direitos reprodutivos: da escravização das mulheres negras á criminalização do aborto. Disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/cadernosisterhood/images/.../Caderno_versao_atual.pdf>Acesso em: 20/11/2018.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.