A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E OS DIZERES SOBRE O QUE É SER PROFESSOR POR ESTUDANTES DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
BNCC, Formação de Professores, Profissão Docente, Desenvolvimento Profissional.Resumo
O presente artigo, no âmbito da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, tem como eixo central analisar o que a Base Nacional Comum Curricular compreende como docência e o que os alunos que cursam o último ano de um curso de licenciatura em Pedagogia na referida universidade compreendem como docência. Obtivemos os dados por meio da aplicação de um questionário no Moodle com o objetivo de conhecermos o perfil dos inscritos e fizemos um levantamento teórico sobre o que é a docência nesse contexto atual. Apresentamos os resultados obtidos e uma análise dos dados buscando responder às questões norteadoras, concluindo com as inferências e considerações acerca do que foi estabelecido ao longo do trabalho.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/79631-rcp002-17-pdf/file>. Acesso em: 22 de julho de 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CALLEGARI, C. BNCC na prática. 1ª ed. – São Paulo: FTD, 2018.
MARCELO, CARLOS. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, 2009. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/233966608_A_identidade_docente_constantes_e_desafios. Acesso em: 17 out. 2019.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, v.29, n.2, 2004. Disponível em http://coralx.ufms.br/revce. Acesso em: 16 out. 2019.
OLIVEIRA. R, M. M. A. Narrativas de formação: aspectos da trajetória como estudante e experiências de estágio. In: Revista Interacções, 2011. Nº 8, p. 229-245.
REALI, A. M. M. R., REYES, C. R. Reflexões sobre o fazer docente. São Carlos: EdUFSCar, 2009. 98 p. -- (Coleção UAB-UFSCar).
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, jun. 2014. ISSN 2237-9983. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297>. Acesso em: 16 out. 2019.
TANCREDI, R. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, 2009. 62 p. -- (Coleção UAB-UFSCar).
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.