ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SUAS PLANIFICAÇÕES POR MEIO DE UMA FEIRA DE CONHECIMENTO

Autores

  • Cleitiano da Silva Sousa Santos
  • Anna Karla Barros da Trindade
  • Francisco de Paula Santos de Araújo Junior

Palavras-chave:

Sólidos Geométricos, Materiais Concretos, Aprendizagem.

Resumo

É necessário haver uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo na área de matemática, seguindo esse viés desenvolveu-se o presente trabalho que tem como finalidade socializar uma experiência realizada em uma turma de 6º ano do ensino fundamental da Unidade Escola Zezita Sampaio. A atividade proposta envolve a manipulação de materiais concretos no estudo do conteúdo sólidos geométricos e suas planificações. Considera-se que o uso desse tipo de material, torna as aulas de matemática mais dinâmicas aproximando o aluno da construção de um pensamento lógico matemático. Na produção de dados, optou-se em utilizar questionários compostos por questões objetivas e discursivas para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o conteúdo sólidos geométricos antes a após a experiência realizada, objetivando analisar a real contribuição da atividade realizada para aprendizagem dos alunos. Com a análise dos dados produzidos, foi possível constatar que a utilização de materiais concretos nas aulas influencia no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo sólido geométrico, e a inserção do educando em um ambiente de pesquisa permite que este se torne agente construtor do seu próprio conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSUNÇÃO, Edjane Mota de; ESCHER, Marco Antônio. MANUAL BÁSICO: COMO ORGANIZAR UMA FEIRA DE MATEMÁTICA. 1989. 15 p. Dissertação (Mestrado em Matemática) - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS, Juiz de Fora, 2018. Disponível em: <http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/09/PRODUTO-EDUCACIONAL-Edjane.pdf> Acesso em: 26 set. 2019.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. Reunião anual da ANPED, v. 24, n. 7, p. 1-15, 2001.

DA SILVA, Francisca Marlene et al. O uso do material concreto no ensino da matemática. In: Anais do VIII Forum Internacional de Pedagogia. 2016.

FETZER, Fernanda; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Processo de ensino aprendizagem de matemática: o que dizem os alunos. XVI Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região Sul, 2010.

MIALICH, Flávia Renata. Poliedros e Teorema de Euler. 2013.

SANTIAGO, Thiago Lopes Nascimento. O ensino dos sólidos geométricos: um estudo utilizando a modelagem matemática /. – Juazeiro-BA, 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

SANTOS, C. da S. S.; TRINDADE, A. K. B. da; ARAÚJO JUNIOR, F. de P. S. de. ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SUAS PLANIFICAÇÕES POR MEIO DE UMA FEIRA DE CONHECIMENTO. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 127–144, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8195. Acesso em: 14 jun. 2024.