ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Joyce do Nascimento Oliveira
  • Gilvane Barroso de Lima
  • Anna Karla Barros da Trindade
  • Francisco de Paula Santos de Araújo Junior

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Aluno, Modelagem matemática.

Resumo

Este estudo traz uma abordagem sobre a modelagem matemática como estratégia de melhoramento no ensino-aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, cujos dados foram adquiridos através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, e a análise se deu através de uma abordagem qualitativa. Na pesquisa percebeu-se que por meio de uma aula com metodologia diferenciada, como no caso do uso da modelagem matemática, os alunos conseguem absorver melhor os conteúdos, pois fazem a relação do mesmo na prática, entendendo assim, sua utilização no cotidiano e que se torna válido a utilização da modelagem matemática como metodologia eficiente, que traz resultados satisfatórios dentro do ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, pois leva o aluno a ter contato direto com o assunto desenvolvido com o contexto vivido por ele, ajudando a assimilar o conhecimento repassado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Ed. Contexto, 2004. 389 páginas.

BEAN, D. W. Modelagem: uma conceituação criativa da realidade. In: Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto 4, 2009, Ouro Preto 4, Ouro Preto – MG. Anais... Universidade Federal de Ouro Preto – Ouro Preto, abril 2009a. p. 90-104.

CIFUENTES, J. C., NEGRELLI, L. G. N. Modelagem Matemática e o método axiomático. In: BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007. p.63-77.

CLEBESCH, J. Muito além do jardim. Disponível em: www.profissaomestre.com.br Acesso: 20 de maio de 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

_______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MALAGUTTI, Pedro Luiz Aparecido. Modelo de despoluição: módulo I. -- Cuiabá, MT: Central de Texto, 2010. -- (Matem@tica na pr@tica. (Curso de especialização para professores do ensino médio de matemática).

OLIVEIRA, Francisco Elder Pereira. A modelagem matemática como metodologia no ensino médio. UESPI: Piripiri, 2018.

TRINDADE, Anna Karla Barros da. Modelagem matemática da população de Teresina e da dengue / Anna Karla Barros da Trindade. – 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, J. do N.; LIMA, G. B. de; TRINDADE, A. K. B. da; ARAÚJO JUNIOR, F. de P. S. de. ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 98–118, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8193. Acesso em: 25 fev. 2024.