A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: INFERINDO CONCEITOS DE LOCALIZAÇÃO E DISTÂNCIAS NA CIDADE

Autores

  • Raimundo Nonato Barbosa Cavalcante
  • Maria Hortência Rodrigues Sousa
  • José Parmênidas Rodrigues de Sousa

Resumo

O propósito deste trabalho é refletir acerca da interação entre o ensino de matemática e o ensino de geografia, em um contexto interdisciplinar, através do uso de conhecimentos interconectados, a fim de possibilitar aquisição de habilidades que serão transformadas em competências, as quais podem tornar os alunos indivíduos capazes de, dentro do contexto sócio espacial em que estão inseridos, resolver situações problema referente a localização geográfica. Com esse objetivo trabalhamos as noções matemáticas aplicadas aos conhecimentos geográficos e apresentamos alguns conceitos de distância, visto pelo aluno na escola e o conceito de distância em uma situação problema da sua realidade. Assim, destacamos a importância do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático para leitura de mapas, as noções de direção norte, sul, leste, oeste, escalas e tratamos do conceito de distância nas perspectivas da geometria plana, geometria do taxi e a partir de aplicativos de localização como Google maps.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

CAVALCANTE, R. N. B.; RODRIGUES SOUSA, M. H.; RODRIGUES DE SOUSA, J. P. A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: INFERINDO CONCEITOS DE LOCALIZAÇÃO E DISTÂNCIAS NA CIDADE. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 07–20, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8150. Acesso em: 21 dez. 2024.