A ludo-cooperatividade na educação matemática
Palavras-chave:
Ludicidade. Jogos Cooperativos. Colaboração. Matemática.Resumo
Este artigo tem como objetivo partilhar experiências exitosas em diferentes espaços educacionais, relativas à ludicidade no processo pedagógico no Componente Curricular da Matemática nos segmentos do ensino Fundamental e EJA, em escolas da rede municipal e estadual de Ensino/ Salvador -BA. Essas experiências partem da peculiaridade e da importância de se trabalhar o lúdico para/ com os seres humanos em constante evolução sendo relevante compreender e construir novas relações sociais, cooperativos e colaborativos na construção de saberes de forma significativa. Com o objetivo de mostrar que a educação lúdica cooperativa pode acontecer nestes diferentes segmentos independente da idade; e ainda pensar novos formatos no ensino matemático com possibilidades de compreender a matemática dentro e fora dos espaços formais da educação, através do movimento corporal e dos jogos cooperativos responder a problemática, como desenvolver competências matemáticas através de atividades ludo cooperativas? Sendo assim, destacamos importância destas ações que se configuram com base na pesquisa participante de abordagem qualitativa e pautada nas metodologias ativas, e desenvolvimento, envolvimento e aprendizagens com todas as habilidades acima supracitada.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, Sérgio Roberto. A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de Educação física: uma possibilidade de mudança paradigmática. 2004. 127 f. Dissertação(Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884 /27945/R%20-%20D%20%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf?sequence =1&isAllowed=y>. Acesso em: 1 de junho. 2018.
ANDRÉ, M. Pedagogia das Diferenças em sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 4. ed. São Paulo: Palas Athenas, 2013
CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2006.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 7e.d, Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
LUCKESI, Cipriano C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Salvador, 2005a. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigoseducacao.htm>. Acesso em: 10 ago. 2014.
LUCKESI, Cipriano C. Educação, Ludicidade e Prevenção das Neuroses Futuras: uma Proposta Pedagógica a partir da Biossíntese. Ludopedagogia, Salvador, BA: UFBA/FACED/PPGE, v. 1, p. 9-42, 2000.
MORAN, José. Metodologias Ativas de Bolso: Como os alunos podem aprender de forma, simplificada e profunda. São Paulo, editora do Brasil S.A,2019
LOPES, Carlos Antonio da Silva. RODRIGUES, Kátia Calligaris. RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro.Jogos cooperativos e argumentação: potencialidades para promoção do pensamento crítico e reflexivo no ensino de matemática. Rencima: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.]Recife, v. 11, n. 3, p. 244-263, 1 abr. 2020.
HASSUIKE, Albertina Marília Alves Guedes. Inovação na Aprendizagem de Matemática Mediante o Uso de Jogos Cooperativos. 2014. 169 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.