Ludo-cooperatividad en la educación matemática

Autores/as

Palabras clave:

Ludicidade. Juego Cooperativo. Colaboración. Matemáticas.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo compartir experiencias exitosas en diferentes espacios educativos, relacionados con la lúdica en el proceso pedagógico en el Componente Curricular de Matemáticas en los segmentos de Educación Primaria y EJA, en escuelas municipales y estatales de Magisterio / Salvador -BA. Estas experiencias parten de la peculiaridad e importancia de trabajar con el juego para / con seres humanos en constante evolución, siendo relevante para comprender y construir nuevas relaciones sociales, cooperativas y colaborativas en la construcción del conocimiento de forma significativa. Para mostrar que la educación lúdica cooperativa puede tener lugar en estos diferentes segmentos independientemente de la edad; y pensar también en nuevos formatos en la enseñanza de las matemáticas con posibilidades de entender las matemáticas dentro y fuera de los espacios formales de la educación, a través del movimiento corporal y los juegos cooperativos responden al problema, ¿cómo desarrollar habilidades matemáticas a través de actividades de ludo cooperativo? Por ello, destacamos la importancia de estas acciones, que se basan en la investigación participativa con un enfoque cualitativo y basada en metodologías activas, y el desarrollo, la implicación y el aprendizaje con todas las competencias mencionadas anteriormente. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Ribeiro dos Santos, Universidad Estatal de Bahía

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Graduando em Educação Física (2011) pela União Metropolitana de Educação e Cultura. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade
Adventista da Bahia (2014). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional (2019). Pesquisado no Grupo de Pesquisa do Programa de Educação Inclusiva – PROGEI, da UNEB, do Departamento de Educação - Campus I. Professor da Rede Pública Municipal de Salvador.

Jeane Nascimento Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura em Geografia e Pós graduada em Geografia e Meio Ambiente- Curso de Extensão em Educação: Desafios e Perspectivas na Formação de Professores na Contemporaneidade: A Docência em Xeque? Curso de Formação Continuada em Educação Básica do Campo: Articulando princípios educativos e a Agroecologia. Pós Graduanda em Educação do Campo. ( Cursando) Atuando na coordenação Pedagógica anos iniciais e finais da Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, atuando atualmente na Presidência do Conselho de Meio Ambiente do município, membro da Vice Presidente do Conselho do FUNDEB, membro do Fórum da EJA do Território do Sisal. Curso de Formação continuada pelo IAT, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, ( em curso).Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal da Bahia, Membro do Fórum Estadual de EJA da Bahia, Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) da Linha 1- Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores, Membra do Café Paulo Freire - Bahia. Mestranda do MPEJA turma 8/2020.1, da Linha 2 formação de professores.

 

Kátia Simone Filardi Melo, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1996). Sou especialista em Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar , Psicopedagogia e Inclusão. Atualmente sou coordenadora pedagógica da Escola Municipal General Labatut e atuo na rede Estadual de Salvador. Tem experiência na área de Educação básica Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) , EJA e Ensino Médio. Como Psicopedagoga realizo atendimento Clinico e Institucional. Participante do Grupo de Pesquisa GEPALE-BA

 

Maria Emília de Castro Urpia, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura Plena em Matemática, Especialista em Educação de Jovens e Adultos ( Uneb), Mestranda no Metrado Profissional de Educação de Jovens E Adultos ( MPEJA - Uneb), atualmente coordenadora de EJA, na esfera estadual, e professora na rede municipal de Salvador. Tendo atuado como consultora educacional, professora de matemática, vice diretora, coordenadora e orientadora de projetos de leitura.

   

Citas

ABRAHÃO, Sérgio Roberto. A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de Educação física: uma possibilidade de mudança paradigmática. 2004. 127 f. Dissertação(Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884 /27945/R%20-%20D%20%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf?sequence =1&isAllowed=y>. Acesso em: 1 de junho. 2018.

ANDRÉ, M. Pedagogia das Diferenças em sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 4. ed. São Paulo: Palas Athenas, 2013

CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2006.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 7e.d, Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

LUCKESI, Cipriano C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Salvador, 2005a. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigoseducacao.htm>. Acesso em: 10 ago. 2014.

LUCKESI, Cipriano C. Educação, Ludicidade e Prevenção das Neuroses Futuras: uma Proposta Pedagógica a partir da Biossíntese. Ludopedagogia, Salvador, BA: UFBA/FACED/PPGE, v. 1, p. 9-42, 2000.

MORAN, José. Metodologias Ativas de Bolso: Como os alunos podem aprender de forma, simplificada e profunda. São Paulo, editora do Brasil S.A,2019

LOPES, Carlos Antonio da Silva. RODRIGUES, Kátia Calligaris. RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro.Jogos cooperativos e argumentação: potencialidades para promoção do pensamento crítico e reflexivo no ensino de matemática. Rencima: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.]Recife, v. 11, n. 3, p. 244-263, 1 abr. 2020.

HASSUIKE, Albertina Marília Alves Guedes. Inovação na Aprendizagem de Matemática Mediante o Uso de Jogos Cooperativos. 2014. 169 f.

Publicado

2021-08-29

Cómo citar

Santos, R. R. dos ., Santos, J. N., Melo, K. S. F., & Urpia, M. E. de C. . (2021). Ludo-cooperatividad en la educación matemática. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202110. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12034

Artículos más leídos del mismo autor/a