Ludicidade Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade. Matemática. Saberes. EJA

Resumo

Este artigo enfatiza a necessidade de se trabalhar a ludicidade no ensino da matemática, contextualizando os saberes escolarizados com as vivências, objetiva se compreender a aplicabilidade dos saberes e fazeres matemáticos em seu contexto de inserção social, cultural, econômico, político, em seu processo de formação integral em uma sociedade crítica e sua relação com a ludicidade.  Visa responder à problemática, como promover vivências lúdicas matemáticas na EJA? A pesquisa de caráter participante dialogada, tendo como abordagem a pesquisa qualitativa, utilizando se o relato de experiências de educadores da periferia de Salvador, com turmas da EJA, na sua construção epistemológica. Nesta perspectiva, aos educandos da EJA foram criadas situações cotidianas e de socialização cooperativa, possibilitando a autonomia, a criatividade e a troca dos saberes matemáticos aprendidos ao longo da vida, em uma ação colaborativa essencialmente lúdica. As trocas mostraram significativos resultados, verificou-se que é possível aliar a matemática com atividades lúdicas para os educandos da EJA, a educação lúdica mostra se como uma necessidade humana, deve estar presente em todos os espaços, em todas as idades principalmente no contexto escolar da EJA, onde aprender antes de tudo deve ser algo significativo, porém a escola ainda precisa acolher este tema de forma significativa, o que não acontece cotidianamente nas aulas de matemática, ainda marcada pela racionalidade e conceituação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro, Universidade Estadual da Bahia

Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Graduando em Educação Física (2011) pela UniãoMetropolitana de Educação e Cultura. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estadoda Bahia (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FaculdadeAdventista da Bahia (2014). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo CentroUniversitário Internacional (2019). Pesquisado no Grupo de Pesquisa do Programa deEducação Inclusiva – PROGEI, da UNEB, do Departamento de Educação - Campus I.Professor da Rede Pública Municipal de Salvador.

 

Kátia Filardi, Universidade Estadual da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1996). Sou especialista em Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar , Psicopedagogia e Inclusão. Atualmente sou coordenadora pedagógica da Escola Municipal General Labatut e atuo na rede Estadual de Salvador. Tem experiência na área de Educação básica Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) , EJA e Ensino Médio. Como Psicopedagoga realizo atendimento Clinico e Institucional. Participante do Grupo de Pesquisa GEPALE-BA

 

Jeane Nascimento, Universidade Estadual da Bahia

Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Licenciatura em Geografia e Pós graduada em Geografia e Meio Ambiente- Curso de Extensão em Educação: Desafios e Perspectivas na Formação de Professores na Contemporaneidade: A Docência em Xeque? Curso de Formação Continuada em Educação Básica do Campo: Articulando princípios educativos e a Agroecologia. Pós Graduanda em Educação do Campo. ( Cursando) Atuando na coordenação Pedagógica anos iniciais e finais da Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, atuando atualmente na Presidência do Conselho de Meio Ambiente do município, membro da Vice Presidente do Conselho do FUNDEB, membro do Fórum da EJA do Território do Sisal. Curso de Formação continuada pelo IAT, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, ( em curso).Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal da Bahia, Membro do Fórum Estadual de EJA da Bahia, Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) da Linha 1- Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores, Membra do Café Paulo Freire - Bahia. Mestranda do MPEJA turma 8/2020.1, da Linha 2 formação de professores.

 

Referências

ANDRADE E SILVA, D. A. de. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 56, p. 101-113, abr./jun. 2015. Editora UFPR.

ANDRADE E SILVA, Dulciene Anjos de. Por uma Educação Voltada para o Desenvolvimento da Expressão Oral dos Educandos: um estudo sobre a Pedagogia Waldorf. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

ARROYO, Miguel. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8. ed.São Paulo: Cortez, 2005. 183 p

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 7e.d, Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

LUCKESI, Cipriano C. Ludicidade e atividades lúdicas:uma abordagem a partir da experiência interna. Salvador, 2005. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigoseducacao.htm>. Acesso em: 10 ago. 2014.

LUCKESI, Cipriano C. Educação, Ludicidade e Prevenção das Neuroses Futuras: uma Proposta Pedagógica a partir da Biossíntese. Ludopedagogia, Salvador, BA: UFBA/FACED/PPGE, v. 1, p. 9-42, 2000.

LUCKESI, Cipriano C. Apontamentos para uma visão integral da prática educativa. Salvador, 2005b. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigoseducacao.htm>. Acesso em: 21 nov. 2014.

PERRENOUD. P.Avaliação: excelência à regulação das aprendizagens- entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 16 ed. São Paulo, Cortez, 2010

RAGO, M. Do cabaré ao lar. A utopia de uma Cidade Disciplinar. São Paulo, 2ª Ed., Ed. Paz e Terra, 1987.

VYGOTSKY, L. S. 1984. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes,132.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Urpia, M. E. de C., Ribeiro, R. dos S. ., Melo, K. S. F. ., & Santos, J. N. . (2021). Ludicidade Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202121. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12033

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)