Ludicidade Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Ludicidade. Matemática. Saberes. EJAResumo
Este artigo enfatiza a necessidade de se trabalhar a ludicidade no ensino da matemática, contextualizando os saberes escolarizados com as vivências, objetiva se compreender a aplicabilidade dos saberes e fazeres matemáticos em seu contexto de inserção social, cultural, econômico, político, em seu processo de formação integral em uma sociedade crítica e sua relação com a ludicidade. Visa responder à problemática, como promover vivências lúdicas matemáticas na EJA? A pesquisa de caráter participante dialogada, tendo como abordagem a pesquisa qualitativa, utilizando se o relato de experiências de educadores da periferia de Salvador, com turmas da EJA, na sua construção epistemológica. Nesta perspectiva, aos educandos da EJA foram criadas situações cotidianas e de socialização cooperativa, possibilitando a autonomia, a criatividade e a troca dos saberes matemáticos aprendidos ao longo da vida, em uma ação colaborativa essencialmente lúdica. As trocas mostraram significativos resultados, verificou-se que é possível aliar a matemática com atividades lúdicas para os educandos da EJA, a educação lúdica mostra se como uma necessidade humana, deve estar presente em todos os espaços, em todas as idades principalmente no contexto escolar da EJA, onde aprender antes de tudo deve ser algo significativo, porém a escola ainda precisa acolher este tema de forma significativa, o que não acontece cotidianamente nas aulas de matemática, ainda marcada pela racionalidade e conceituação.
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Referências
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