Playfulness in Mathematics Education at EJA: Why not?

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Keywords:

Playfulness. Mathematics.Knowledge. EJA.

Abstract

Abstract

This article emphasizes the need to work with playfulness in the teaching of mathematics, contextualizing schooled knowledge with the daily experiences of constant practices, and aims to understand the applicability of mathematical knowledge and practices in their context of social, cultural, economic, political insertion, in its integral formation process in a critical society and its relation with playfulness. Having mathematics as a field of knowledge and possibilities in its spaces, and the need to respond to the problem, how is mathematical playfulness conceived in EJA? Participatory research, dialogued between researchers with a qualitative approach, has in the experience report of educators from the outskirts of Salvador, its epistemological construction, with EJA classes. In this perspective, EJA students were created daily situations and cooperative socialization, enabling autonomy, creativity and exchange of mathematical knowledge learned throughout life, in an essentially playful action. The exchanges showed significant results, showing that it is possible to combine mathematics with playful activities for EJA students.

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Author Biographies

Rodrigo dos Santos Ribeiro, Universidade Estadual da Bahia

Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Graduando em Educação Física (2011) pela UniãoMetropolitana de Educação e Cultura. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estadoda Bahia (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FaculdadeAdventista da Bahia (2014). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo CentroUniversitário Internacional (2019). Pesquisado no Grupo de Pesquisa do Programa deEducação Inclusiva – PROGEI, da UNEB, do Departamento de Educação - Campus I.Professor da Rede Pública Municipal de Salvador.

 

Kátia Simone Filardi Melo, Universidade Estadual da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1996). Sou especialista em Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar , Psicopedagogia e Inclusão. Atualmente sou coordenadora pedagógica da Escola Municipal General Labatut e atuo na rede Estadual de Salvador. Tem experiência na área de Educação básica Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) , EJA e Ensino Médio. Como Psicopedagoga realizo atendimento Clinico e Institucional. Participante do Grupo de Pesquisa GEPALE-BA

 

Jeane Nascimento Santos, Universidade Estadual da Bahia

Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Licenciatura em Geografia e Pós graduada em Geografia e Meio Ambiente- Curso de Extensão em Educação: Desafios e Perspectivas na Formação de Professores na Contemporaneidade: A Docência em Xeque? Curso de Formação Continuada em Educação Básica do Campo: Articulando princípios educativos e a Agroecologia. Pós Graduanda em Educação do Campo. ( Cursando) Atuando na coordenação Pedagógica anos iniciais e finais da Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, atuando atualmente na Presidência do Conselho de Meio Ambiente do município, membro da Vice Presidente do Conselho do FUNDEB, membro do Fórum da EJA do Território do Sisal. Curso de Formação continuada pelo IAT, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, ( em curso).Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal da Bahia, Membro do Fórum Estadual de EJA da Bahia, Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) da Linha 1- Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores, Membra do Café Paulo Freire - Bahia. Mestranda do MPEJA turma 8/2020.1, da Linha 2 formação de professores.

 

References

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Published

2021-08-29

How to Cite

Urpia, M. E. de C., Ribeiro, R. dos S. ., Melo, K. S. F. ., & Santos, J. N. . (2021). Playfulness in Mathematics Education at EJA: Why not?. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202121. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12033

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