A ludo-cooperatividade na educação matemática

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade. Jogos Cooperativos. Colaboração. Matemática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo partilhar experiências exitosas em diferentes espaços educacionais, relativas à ludicidade no processo pedagógico no Componente Curricular da Matemática nos segmentos do ensino Fundamental e EJA, em escolas da rede municipal e estadual de Ensino/ Salvador -BA. Essas experiências partem da peculiaridade e da importância de se trabalhar o lúdico para/ com os seres humanos em constante evolução sendo relevante  compreender e construir novas relações sociais, cooperativos e colaborativos na construção de saberes de forma significativa. Com o objetivo de mostrar que a educação lúdica cooperativa pode acontecer nestes diferentes segmentos independente da idade; e ainda pensar novos formatos no ensino matemático  com  possibilidades de compreender a matemática dentro e fora dos espaços formais da educação, através do movimento corporal e dos jogos cooperativos   responder a problemática, como desenvolver competências matemáticas através de atividades ludo cooperativas? Sendo assim, destacamos importância destas ações que se configuram com base na pesquisa participante de abordagem qualitativa e pautada nas metodologias ativas, e desenvolvimento, envolvimento e aprendizagens com todas as habilidades acima supracitada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Graduando em Educação Física (2011) pela União Metropolitana de Educação e Cultura. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade
Adventista da Bahia (2014). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional (2019). Pesquisado no Grupo de Pesquisa do Programa de Educação Inclusiva – PROGEI, da UNEB, do Departamento de Educação - Campus I. Professor da Rede Pública Municipal de Salvador.

Jeane Nascimento Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura em Geografia e Pós graduada em Geografia e Meio Ambiente- Curso de Extensão em Educação: Desafios e Perspectivas na Formação de Professores na Contemporaneidade: A Docência em Xeque? Curso de Formação Continuada em Educação Básica do Campo: Articulando princípios educativos e a Agroecologia. Pós Graduanda em Educação do Campo. ( Cursando) Atuando na coordenação Pedagógica anos iniciais e finais da Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, atuando atualmente na Presidência do Conselho de Meio Ambiente do município, membro da Vice Presidente do Conselho do FUNDEB, membro do Fórum da EJA do Território do Sisal. Curso de Formação continuada pelo IAT, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, ( em curso).Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal da Bahia, Membro do Fórum Estadual de EJA da Bahia, Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) da Linha 1- Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores, Membra do Café Paulo Freire - Bahia. Mestranda do MPEJA turma 8/2020.1, da Linha 2 formação de professores.

 

Kátia Simone Filardi Melo, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1996). Sou especialista em Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar , Psicopedagogia e Inclusão. Atualmente sou coordenadora pedagógica da Escola Municipal General Labatut e atuo na rede Estadual de Salvador. Tem experiência na área de Educação básica Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) , EJA e Ensino Médio. Como Psicopedagoga realizo atendimento Clinico e Institucional. Participante do Grupo de Pesquisa GEPALE-BA

 

Maria Emília de Castro Urpia, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura Plena em Matemática, Especialista em Educação de Jovens e Adultos ( Uneb), Mestranda no Metrado Profissional de Educação de Jovens E Adultos ( MPEJA - Uneb), atualmente coordenadora de EJA, na esfera estadual, e professora na rede municipal de Salvador. Tendo atuado como consultora educacional, professora de matemática, vice diretora, coordenadora e orientadora de projetos de leitura.

   

Referências

ABRAHÃO, Sérgio Roberto. A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de Educação física: uma possibilidade de mudança paradigmática. 2004. 127 f. Dissertação(Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884 /27945/R%20-%20D%20%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf?sequence =1&isAllowed=y>. Acesso em: 1 de junho. 2018.

ANDRÉ, M. Pedagogia das Diferenças em sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 4. ed. São Paulo: Palas Athenas, 2013

CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2006.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 7e.d, Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

LUCKESI, Cipriano C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Salvador, 2005a. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigoseducacao.htm>. Acesso em: 10 ago. 2014.

LUCKESI, Cipriano C. Educação, Ludicidade e Prevenção das Neuroses Futuras: uma Proposta Pedagógica a partir da Biossíntese. Ludopedagogia, Salvador, BA: UFBA/FACED/PPGE, v. 1, p. 9-42, 2000.

MORAN, José. Metodologias Ativas de Bolso: Como os alunos podem aprender de forma, simplificada e profunda. São Paulo, editora do Brasil S.A,2019

LOPES, Carlos Antonio da Silva. RODRIGUES, Kátia Calligaris. RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro.Jogos cooperativos e argumentação: potencialidades para promoção do pensamento crítico e reflexivo no ensino de matemática. Rencima: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.]Recife, v. 11, n. 3, p. 244-263, 1 abr. 2020.

HASSUIKE, Albertina Marília Alves Guedes. Inovação na Aprendizagem de Matemática Mediante o Uso de Jogos Cooperativos. 2014. 169 f.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Santos, R. R. dos ., Santos, J. N., Melo, K. S. F., & Urpia, M. E. de C. . (2021). A ludo-cooperatividade na educação matemática. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202110. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12034

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)