Ludo-cooperativeness in mathematics education

Authors

Keywords:

Playfulness. Coperative Game. Collaboration. Mathematics.

Abstract

This article aims to share successful experiences in different educational spaces, related to play in the pedagogical process in the Curriculum Component of Mathematics in the segments of Primary Education and EJA, in municipal and state schools of Magisterium / Salvador-BA. These experiences are based on the peculiarity and importance of working with the game for / with human beings in constant evolution, being relevant to understand and build new social, cooperative and collaborative relationships in the construction of knowledge in a significant way. To show that cooperative playful education can have a place in these different segments regardless of age; And thinking also in new formats in the teaching of mathematics with possibilities to understand mathematics within the formal spaces of education, through body movement and cooperative games to answer the problem, how to develop mathematical skills through cooperative play activities? Therefore, we highlight the importance of these actions, which are based on participatory research with a qualitative approach and based on active methodologies, and on development, implication and learning with all the skills mentioned above. 

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Author Biographies

Rodrigo Ribeiro dos Santos, State University of Bahia

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Graduando em Educação Física (2011) pela União Metropolitana de Educação e Cultura. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade
Adventista da Bahia (2014). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional (2019). Pesquisado no Grupo de Pesquisa do Programa de Educação Inclusiva – PROGEI, da UNEB, do Departamento de Educação - Campus I. Professor da Rede Pública Municipal de Salvador.

Jeane Nascimento Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura em Geografia e Pós graduada em Geografia e Meio Ambiente- Curso de Extensão em Educação: Desafios e Perspectivas na Formação de Professores na Contemporaneidade: A Docência em Xeque? Curso de Formação Continuada em Educação Básica do Campo: Articulando princípios educativos e a Agroecologia. Pós Graduanda em Educação do Campo. ( Cursando) Atuando na coordenação Pedagógica anos iniciais e finais da Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, atuando atualmente na Presidência do Conselho de Meio Ambiente do município, membro da Vice Presidente do Conselho do FUNDEB, membro do Fórum da EJA do Território do Sisal. Curso de Formação continuada pelo IAT, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, ( em curso).Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal da Bahia, Membro do Fórum Estadual de EJA da Bahia, Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) da Linha 1- Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores, Membra do Café Paulo Freire - Bahia. Mestranda do MPEJA turma 8/2020.1, da Linha 2 formação de professores.

 

Kátia Simone Filardi Melo, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1996). Sou especialista em Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar , Psicopedagogia e Inclusão. Atualmente sou coordenadora pedagógica da Escola Municipal General Labatut e atuo na rede Estadual de Salvador. Tem experiência na área de Educação básica Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) , EJA e Ensino Médio. Como Psicopedagoga realizo atendimento Clinico e Institucional. Participante do Grupo de Pesquisa GEPALE-BA

 

Maria Emília de Castro Urpia, Universidade do Estado da Bahia

Licenciatura Plena em Matemática, Especialista em Educação de Jovens e Adultos ( Uneb), Mestranda no Metrado Profissional de Educação de Jovens E Adultos ( MPEJA - Uneb), atualmente coordenadora de EJA, na esfera estadual, e professora na rede municipal de Salvador. Tendo atuado como consultora educacional, professora de matemática, vice diretora, coordenadora e orientadora de projetos de leitura.

   

References

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Published

2021-08-29

How to Cite

Santos, R. R. dos ., Santos, J. N., Melo, K. S. F., & Urpia, M. E. de C. . (2021). Ludo-cooperativeness in mathematics education. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202110. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12034

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