Ludo-cooperativeness in mathematics education
Keywords:
Playfulness. Coperative Game. Collaboration. Mathematics.Abstract
This article aims to share successful experiences in different educational spaces, related to play in the pedagogical process in the Curriculum Component of Mathematics in the segments of Primary Education and EJA, in municipal and state schools of Magisterium / Salvador-BA. These experiences are based on the peculiarity and importance of working with the game for / with human beings in constant evolution, being relevant to understand and build new social, cooperative and collaborative relationships in the construction of knowledge in a significant way. To show that cooperative playful education can have a place in these different segments regardless of age; And thinking also in new formats in the teaching of mathematics with possibilities to understand mathematics within the formal spaces of education, through body movement and cooperative games to answer the problem, how to develop mathematical skills through cooperative play activities? Therefore, we highlight the importance of these actions, which are based on participatory research with a qualitative approach and based on active methodologies, and on development, implication and learning with all the skills mentioned above.
Downloads
References
ABRAHÃO, Sérgio Roberto. A relevância dos jogos cooperativos na formação dos professores de Educação física: uma possibilidade de mudança paradigmática. 2004. 127 f. Dissertação(Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884 /27945/R%20-%20D%20%20SERGIO%20ROBERTO%20ABRAHAO.pdf?sequence =1&isAllowed=y>. Acesso em: 1 de junho. 2018.
ANDRÉ, M. Pedagogia das Diferenças em sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 4. ed. São Paulo: Palas Athenas, 2013
CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2006.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 7e.d, Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
LUCKESI, Cipriano C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Salvador, 2005a. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigoseducacao.htm>. Acesso em: 10 ago. 2014.
LUCKESI, Cipriano C. Educação, Ludicidade e Prevenção das Neuroses Futuras: uma Proposta Pedagógica a partir da Biossíntese. Ludopedagogia, Salvador, BA: UFBA/FACED/PPGE, v. 1, p. 9-42, 2000.
MORAN, José. Metodologias Ativas de Bolso: Como os alunos podem aprender de forma, simplificada e profunda. São Paulo, editora do Brasil S.A,2019
LOPES, Carlos Antonio da Silva. RODRIGUES, Kátia Calligaris. RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro.Jogos cooperativos e argumentação: potencialidades para promoção do pensamento crítico e reflexivo no ensino de matemática. Rencima: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.]Recife, v. 11, n. 3, p. 244-263, 1 abr. 2020.
HASSUIKE, Albertina Marília Alves Guedes. Inovação na Aprendizagem de Matemática Mediante o Uso de Jogos Cooperativos. 2014. 169 f.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.