A Conexão entre Literatura Infantil e Probabilidade no Universo Infantil
Palavras-chave:
Probabilidade., Literatura Infantil, Ensino Fundamental, Anos IniciaisResumo
O presente estudo objetiva discutir as características de um livro infantil estruturado à luz das demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012) sobre Probabilidade. Iremos ainda abordar os construtos teóricos que apoiaram o desenvolvimento do livro e sua contribuição para o desenvolvimento de compreensões sobre Probabilidade, numa relação interdisciplinar entre Linguagem e Matemática. Foi desenvolvido um livro infantil, intitulado O Clubinho, pela autora do presente trabalho e pelo Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho, com ilustração de Waleska Diniz, e que apresenta 8 histórias que envolvem situações de sorteio, jogos e acaso. Para ao desenvolvimento dos conceitos probabilísticos presentes no livro, nos baseamos nas contribuições de Bryant e Nunes (2012) que apontam as demandas cognitivas necessárias para a construção de aprendizagens em Probabilidade, sendo abordadas três delas: a aleatoriedade, o espaço amostral e a comparação/quantificação de probabilidades, a partir de diversos focos probabilísticos relacionados a elas. Foram analisados e discutidos os elementos matemáticos e linguísticos presentes na obra, tendo como principal contribuição a exploração de noções probabilísticas em contextos familiares as crianças, rompendo com a abordagem focada apenas nos procedimentos de cálculo que marcaram o ensino de Probabilidade por muito tempo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRYANT, P. NUNES, T. Children’s understanding of probability: a literature review. Nuffield Foundation. 2012, 86p. Disponível em: <http://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/Nuffield_CuP_FULL_REPORTv_FINAL.pdf >. Acessado em 06.04.2019.
LEAL, T. F. LIMA, J. M. Obras Complementares: cada livro, uma viagem. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização: ano 02, unidade 07. Brasília: MEC, SEB, 2012.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SMOLE, K. C. S. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SMOLE, K. C. S. DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, K. C. S. e DINIZ, M. I. (Orgs). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
SOUZA, C. O. Limites entre a função pedagógica da literatura e o pedagogismo. In: II Seminário Pesquisa e Extensão na Graduação. Anais... II SEPEG, Campos Belos, 2014. v. 1.
ZILBERMAN, R. SILVA, E. T. da. (orgs.). Literatura e pedagogia: Ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.