A Conexão entre Literatura Infantil e Probabilidade no Universo Infantil
Parole chiave:
Probabilidade., Literatura Infantil, Ensino Fundamental, Anos IniciaisAbstract
O presente estudo objetiva discutir as características de um livro infantil estruturado à luz das demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012) sobre Probabilidade. Iremos ainda abordar os construtos teóricos que apoiaram o desenvolvimento do livro e sua contribuição para o desenvolvimento de compreensões sobre Probabilidade, numa relação interdisciplinar entre Linguagem e Matemática. Foi desenvolvido um livro infantil, intitulado O Clubinho, pela autora do presente trabalho e pelo Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho, com ilustração de Waleska Diniz, e que apresenta 8 histórias que envolvem situações de sorteio, jogos e acaso. Para ao desenvolvimento dos conceitos probabilísticos presentes no livro, nos baseamos nas contribuições de Bryant e Nunes (2012) que apontam as demandas cognitivas necessárias para a construção de aprendizagens em Probabilidade, sendo abordadas três delas: a aleatoriedade, o espaço amostral e a comparação/quantificação de probabilidades, a partir de diversos focos probabilísticos relacionados a elas. Foram analisados e discutidos os elementos matemáticos e linguísticos presentes na obra, tendo como principal contribuição a exploração de noções probabilísticas em contextos familiares as crianças, rompendo com a abordagem focada apenas nos procedimentos de cálculo que marcaram o ensino de Probabilidade por muito tempo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRYANT, P. NUNES, T. Children’s understanding of probability: a literature review. Nuffield Foundation. 2012, 86p. Disponível em: <http://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/Nuffield_CuP_FULL_REPORTv_FINAL.pdf >. Acessado em 06.04.2019.
LEAL, T. F. LIMA, J. M. Obras Complementares: cada livro, uma viagem. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização: ano 02, unidade 07. Brasília: MEC, SEB, 2012.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SMOLE, K. C. S. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SMOLE, K. C. S. DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, K. C. S. e DINIZ, M. I. (Orgs). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
SOUZA, C. O. Limites entre a função pedagógica da literatura e o pedagogismo. In: II Seminário Pesquisa e Extensão na Graduação. Anais... II SEPEG, Campos Belos, 2014. v. 1.
ZILBERMAN, R. SILVA, E. T. da. (orgs.). Literatura e pedagogia: Ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.