A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA E A PERCEPÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO
Parole chiave:
Oficina, Ludicidade, Razão e ProporçãoAbstract
Este relato tem por objetivo abordar as vivências de uma oficina pedagógica, proveniente de uma sequência didática desenvolvida no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na qual, trabalhou-se o conteúdo de razão e proporção, por meio da Razão Áurea. Utilizando atividades potencialmente lúdicas, objetivou-se, com a oficina, o desenvolvimento do trabalho coletivo como mecanismo para a resolução de problemas e questionamentos propostos. Esta atividade foi dividida em dez momentos, nos quais, propôs-se a apresentação do conceito a ser trabalhado, o desenvolvimento de atividades potencialmente lúdicas e a avaliação dos participantes. Experienciamos, no desenrolar das atividades, a importância de buscar metodologias alternativas que ajudem na construção do conhecimento do aluno, de forma mais participativa.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Elizabeth Cristina Ramos da Silva; SANTOS, Luísa Lisboa de Camargo; FERREIRA, Paula Alves; VIANA, Thaís Lorraine. Contribuições do sociointeracionismo para o processo de ensino aprendizagem. Centro Universitário UNABETIM Instituto De Ciências Humanas Curso De Pedagogia, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14388/1/Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20sociointeracionismo.pdf. Acesso: 02 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: Acesso: 02 set. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência, 2001. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/matriz_de_referencia_de_lingua_portuguesa_e_matematica_do_saeb.pdf. Acesso: 02 set. 2023.
COSTA, Andreia Alves da; ALBUQUERQUE, Leila Cunha de. Avaliação da aprendizagem matemática na perspectiva dos processos avaliativos utilizados por professores do ensino fundamental anos finais. Periódico Científico Projeção e Docência, v.6, n.2, 2015. ISSN: 2178-6275. Disponível em: https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/541. Acesso: 02 set. 2023.
LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168/8976. Acesso: 05 set. 2023.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SANTOS, Alessandra Santiago da Silva; MIRANDA, César dos Anjos de; SOUZA, Paloma Sabrina Santos de. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação. Com a Palavra, o Professor, v. 8, n. 20, p. 246-267, 2023. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/874. Acesso: 02 set. 2023.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ivanete dos Santos de; BARROS, Simone Santos; ALMEIDA, Jefferson Dias Silva. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica?. A Formação do Professor de Matemática em Questão: Reflexões para um Ensino com Significado. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial, v. 1, p. 39-52, 2014.
SILVA, Maria Gorete da. O uso de calculadora na resolução de problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental no município de Sertãozinho/PB. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/368/1/MGS08072013.pdf. Acesso: 05 set. 2023.
URIBE, Eugenia Brunilda Opazo; FARIAS, Gerson dos Santos. Oficinas Pedagógicas: uma alternativa metodológica para o ensino de matemática. VII Congresso Nacional de Educação - Escola em tempos de conexões - Volume 3 - 2021. ISBN 978-65-86901-51-1. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2021/ebook3/TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID1528_14102021201315.pdf. Acesso: 07 set. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Sealtiel da Silva Muricy, Wendel Oliveira de Jesus Santos, Jenilton Silva Santos, Américo Junior Nunes da Silva, Alayde Ferreira dos Santos
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.