A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA E A PERCEPÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO

Autori

Parole chiave:

Oficina, Ludicidade, Razão e Proporção

Abstract

Este relato tem por objetivo abordar as vivências de uma oficina pedagógica, proveniente de uma sequência didática desenvolvida no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na qual, trabalhou-se o conteúdo de razão e proporção, por meio da Razão Áurea. Utilizando atividades potencialmente lúdicas, objetivou-se, com a oficina, o desenvolvimento do trabalho coletivo como mecanismo para a resolução de problemas e questionamentos propostos. Esta atividade foi dividida em dez momentos, nos quais, propôs-se a apresentação do conceito a ser trabalhado, o desenvolvimento de atividades potencialmente lúdicas e a avaliação dos participantes. Experienciamos, no desenrolar das atividades, a importância de buscar metodologias alternativas que ajudem na construção do conhecimento do aluno, de forma mais participativa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Elizabeth Cristina Ramos da Silva; SANTOS, Luísa Lisboa de Camargo; FERREIRA, Paula Alves; VIANA, Thaís Lorraine. Contribuições do sociointeracionismo para o processo de ensino aprendizagem. Centro Universitário UNABETIM Instituto De Ciências Humanas Curso De Pedagogia, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14388/1/Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20sociointeracionismo.pdf. Acesso: 02 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: Acesso: 02 set. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência, 2001. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/matriz_de_referencia_de_lingua_portuguesa_e_matematica_do_saeb.pdf. Acesso: 02 set. 2023.

COSTA, Andreia Alves da; ALBUQUERQUE, Leila Cunha de. Avaliação da aprendizagem matemática na perspectiva dos processos avaliativos utilizados por professores do ensino fundamental anos finais. Periódico Científico Projeção e Docência, v.6, n.2, 2015. ISSN: 2178-6275. Disponível em: https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/541. Acesso: 02 set. 2023.

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168/8976. Acesso: 05 set. 2023.

SILVA, Américo Junior Nunes da; SANTOS, Alessandra Santiago da Silva; MIRANDA, César dos Anjos de; SOUZA, Paloma Sabrina Santos de. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação. Com a Palavra, o Professor, v. 8, n. 20, p. 246-267, 2023. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/874. Acesso: 02 set. 2023.

SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ivanete dos Santos de; BARROS, Simone Santos; ALMEIDA, Jefferson Dias Silva. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica?. A Formação do Professor de Matemática em Questão: Reflexões para um Ensino com Significado. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial, v. 1, p. 39-52, 2014.

SILVA, Maria Gorete da. O uso de calculadora na resolução de problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental no município de Sertãozinho/PB. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/368/1/MGS08072013.pdf. Acesso: 05 set. 2023.

URIBE, Eugenia Brunilda Opazo; FARIAS, Gerson dos Santos. Oficinas Pedagógicas: uma alternativa metodológica para o ensino de matemática. VII Congresso Nacional de Educação - Escola em tempos de conexões - Volume 3 - 2021. ISBN 978-65-86901-51-1. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2021/ebook3/TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID1528_14102021201315.pdf. Acesso: 07 set. 2023.

Pubblicato

2023-10-05

Come citare

da Silva Muricy, S., Oliveira de Jesus Santos, W., Silva Santos, J., Junior Nunes da Silva, A., & Ferreira dos Santos, A. (2023). A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA E A PERCEPÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18572