REALIZATION OUT A PEDAGOGICAL WORKSHOP AND THE PERCEPTION OF PLAYFUL IN THE TEACHING OF RATIO AND PROPORTION
Keywords:
Workshop, Playfulness, Reason and ProportionAbstract
This report aims to address the experiences of a pedagogical workshop, arising from a didactic sequence developed at the Laboratory of Studies and Research in Mathematics Education (LSRME/CNPq), of the State University of Bahia (SUB), in which we worked the contents of reason and proportion, through the Golden Reason. Using potentially playful activities, the aim of the workshop was to develop collective work as a mechanism for solving problems and questions proposed. This activity was divided into ten moments, in which it was proposed to present the concept to be worked on, the development of potentially playful activities and the evaluation of the participants. As activities unfold, we experience the importance of seeking alternative methodologies that help build student knowledge in a more participatory way.
Downloads
References
ALMEIDA, Elizabeth Cristina Ramos da Silva; SANTOS, Luísa Lisboa de Camargo; FERREIRA, Paula Alves; VIANA, Thaís Lorraine. Contribuições do sociointeracionismo para o processo de ensino aprendizagem. Centro Universitário UNABETIM Instituto De Ciências Humanas Curso De Pedagogia, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14388/1/Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20sociointeracionismo.pdf. Acesso: 02 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: Acesso: 02 set. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência, 2001. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/matriz_de_referencia_de_lingua_portuguesa_e_matematica_do_saeb.pdf. Acesso: 02 set. 2023.
COSTA, Andreia Alves da; ALBUQUERQUE, Leila Cunha de. Avaliação da aprendizagem matemática na perspectiva dos processos avaliativos utilizados por professores do ensino fundamental anos finais. Periódico Científico Projeção e Docência, v.6, n.2, 2015. ISSN: 2178-6275. Disponível em: https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/541. Acesso: 02 set. 2023.
LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168/8976. Acesso: 05 set. 2023.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SANTOS, Alessandra Santiago da Silva; MIRANDA, César dos Anjos de; SOUZA, Paloma Sabrina Santos de. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação. Com a Palavra, o Professor, v. 8, n. 20, p. 246-267, 2023. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/874. Acesso: 02 set. 2023.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ivanete dos Santos de; BARROS, Simone Santos; ALMEIDA, Jefferson Dias Silva. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica?. A Formação do Professor de Matemática em Questão: Reflexões para um Ensino com Significado. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial, v. 1, p. 39-52, 2014.
SILVA, Maria Gorete da. O uso de calculadora na resolução de problemas no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental no município de Sertãozinho/PB. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/368/1/MGS08072013.pdf. Acesso: 05 set. 2023.
URIBE, Eugenia Brunilda Opazo; FARIAS, Gerson dos Santos. Oficinas Pedagógicas: uma alternativa metodológica para o ensino de matemática. VII Congresso Nacional de Educação - Escola em tempos de conexões - Volume 3 - 2021. ISBN 978-65-86901-51-1. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2021/ebook3/TRABALHO_EV150_MD7_SA100_ID1528_14102021201315.pdf. Acesso: 07 set. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sealtiel da Silva Muricy, Wendel Oliveira de Jesus Santos, Jenilton Silva Santos, Américo Junior Nunes da Silva, Alayde Ferreira dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.