O LÚDICO E O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA VIVÊNCIA DE OFICINA NO 7° ANO
Parole chiave:
Lúdico. Ensino Matemático. Aprendizagem.Abstract
Este relato de experiência é resultado de uma vivência no 7° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Senhor do Bonfim- BA, referente a vivência de uma oficinas construída com materiais didáticos e jogos confeccionados no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), envolvendo conteúdos de Geometria. Trata-se de uma proposta financiada pelo programa Afirmativa, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A realização das atividades pedagógicas propostas pela oficina nos permitiu perceber o potencial formativo dos materiais manipulativos para o processo de ensino-aprendizagem da Geometria; algo que nos permitiu, também, refletir sobre o quanto o lúdico reverbera para as aprendizagens e formação, sobretudo, ao aproximar-se da escola para a realização de atividades de extensão.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDREATA, Mauro Antonio. Aula expositiva e Paulo Freire. Ensino Em Re-Vista, v. 26, n. 3, p. 700-724, 2019.
BARREIRA, Carlos; BOAVIDA, João; ARAÚJO, Nuno. Avaliação formativa: novas formas de ensinar e aprender. Revista portuguesa de pedagogia, p. 95-133, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 26 de julho de 2023
BROCH, Siomara Cristina; LIMA, Kadja Silveira; KEGLER, Natália Alessandra. Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, v. 24, n. 62, p. 166-177, 2019.
LEAL, Luiz Antonio Batista et al. A ludicidade como princípio formativo. Interfaces Científicas-Educação, v. 1, n. 2, p. 41-52, 2013.
LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 de maio de 2023
MUNIZ, Cristiano Alberto. Educação lúdica da matemática, educação matemática lúdica. Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo–1º ed.–Curitiba, Appris, 2016.
SILVA, Américo Junior Nunes da. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
SILVA, A. J. N. D. SOUZA, I. D. S. D.; BARROS, S. S; ALMEIDA, J. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há Unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica. In.: A. J. N. Silva; I. S. Souza (Org.). A formação do professor de Matemática em questão: reflexões para um ensino com significado (pp. 39-52). Jundiaí, SP: Paco Editorial. 2014.
SILVA, Américo Junior Nunes; DE SOUZA, Ilvanete dos Santos; DA CRUZ, Idelma Souza. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 1-19, 2020.
SILVA, A. J. N. DA. O educador matemático e o planejamento da atividade pedagógica: o que revela um estudo de caso com professores do semiárido baiano?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-17, 13 maio 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Reinaldo Borges da Silva, Américo Junior Nunes da Silva, Alayde Ferreira dos Santos
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.