A Importância da Matemática na Educação Infantil: Um Olhar Bibliográfico
A Bibliographical Look
Parole chiave:
Educação Infantil, Matemática, Ensino, AprendizagemAbstract
O presente artigo tem como objetivo discutir a importância e a presença do ensino da matemática na Educação Infantil, destacando sua colaboração para o desenvolvimento integral da criança, através de seu potencial integrador que possibilita à criança a construção do seu próprio conhecimento à luz de um referencial piagetiano. Dentro dessa proposta surge a pergunta norteadora: Como o ensino da matemática impacta o desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil ? Para isso, buscamos ressaltar as recomendações e orientações didáticas do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, com o intuito de ampliar a visão dos educadores sobre o currículo de Matemática na Educação Infantil. Para tanto, utilizamos uma metodologia bibliografica dos trabalhos de Piaget (1970, 1976 e 1978 ) que marcaram as concepções e conceitos teóricos dessa pesquisa. Por fim, indicamos uma metodologia coerente com o referencial adotado, a dizer, a Resolução de Problemas, por explorar as potencialidades do raciocínio lógico matemático das crianças, oportunizando a descoberta e tornando-as agentes de sua aprendizagem.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, S. R., VIÉGAS, R. F., TRISTÃO, A. M. Políticas de avaliação do ensino básico: A educação matemática no Brasil. Pesquisa em Debate, Ed. Especial, 2009. Disponível em: < http:// www.pesquisaemdebate.net/docs/pesquisaEmDebate10.pdf>. Acessado em: 23 fev 2023.
AZEVEDO, P. D. PASSOS, C. L. B. Professores da Educação Infantil discutindo a Educação Matemática na infância: o processo de constituição de um grupo. Matemática e Educação Infantil: Investigações e possibilidades de práticas pedagógicas: In.CARVALHO, Mercedes; Bairral, Marcelo Almeida. Petrópolis, RJ:Vozes, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. vol. 3. Brasília: 1998.
CARVALHO, M. et al. Matemática e educação infantil: investigações e possibilidades de praticas pedagógicas. Rio de Janeiro. Vozes, 2012.
CERQUETTI-ABERKANE, F. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.
GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Petrópolis: Vozes, 1996.
KAMII, C; DEVRIES, R. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, Papirus, 1990.
KRAMER, S. et al. Infância e Educação Infantil. Campinas. Papirus, 1999.
LORENZATO, S. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2008.
MOURA, M. Matemática na infância. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. (Org.). Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia. Gailivro, 2007.
OLIVEIRA, Z. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo. Cortez, 2010.
OLIVEIRA, Z. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis, 1970.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1976.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 9ª ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1978.
RUIZ, Adriano Rodrigues. A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 217-225, jun, 2002.
SABER, M. Piaget: O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo. Scipione, 1997.
SMOLE, K. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.
ZUFFI, Edna Maura; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos superiores. Revista iberoamericana de educación matemática. n. 11, p.79-97, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Rodrigo Magno dos Santos Vale
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.