O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Boliche Matemático como metodologia de ensino

Mathematical Bowling as a teaching methodology

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade. Matemática. Boliche.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir as possibilidades e contribuições do uso da ludicidade como metodologia de ensino da matemática na educação básica e como o uso destas metodologias lúdicas influenciam na capacitação desses alunos, possibilitando que o docente tenha mais recursos didáticas para que o processo de ensino-aprendizagem seja eficaz e atrativo para todos os alunos. Traremos ao longo deste projeto a atividade boliche matemático, onde tem o intuito de utilizar uma metodologia moderna na construção do raciocínio lógico matemático dos educandos e também trabalhando vários aspectos educacionais que são de extrema importância para a educação moderna. O interesse em abordar a temática surgiu diante da importância da disciplina matemática e da dificuldade dos alunos e professores em absorver este componente. Para tanto, temos como objetivo geral: Investigar como o lúdico, jogos e brincadeiras influenciam na aprendizagem das crianças com o foco no ensino da matemática. Nossa metodologia de pesquisa foi uma revisão bibliográfica, abordando como o lúdico proporciona aos alunos um aprendizado eficaz, tornando o ensino e aprendizado da matemática prazeroso, quebrando o tabu de complexidade carregado pela disciplina, fornecendo desse modo, autonomia para o indivíduo e contribuindo para seu desenvolvimento, a partir da interação entre eles e o contexto aplicado.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Magno, Centro Universitário Maurício de Nassau-Pituba

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU; Atualmente é Membro/Voluntário no Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia CRDH/UNEB; Coordenador do Grupo de estudo Pedagogia da Revolução, Educação e Cultura em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau- PREC/UNINASSAU; Estagiário e Palestrante na Defesa Civil de Salvador/BA-CODESAL nos projetos Defesa Civil nas Escolas-PDCE e no Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim- NUPDEC MIRIM.

Referências

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Publicado

2021-08-29

Como Citar

Magno dos Santos Vale, R. (2021). O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Boliche Matemático como metodologia de ensino: Mathematical Bowling as a teaching methodology. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202105. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/11843