O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Boliche Matemático como metodologia de ensino
Mathematical Bowling as a teaching methodology
Palavras-chave:
Ludicidade. Matemática. Boliche.Resumo
O presente artigo objetiva discutir as possibilidades e contribuições do uso da ludicidade como metodologia de ensino da matemática na educação básica e como o uso destas metodologias lúdicas influenciam na capacitação desses alunos, possibilitando que o docente tenha mais recursos didáticas para que o processo de ensino-aprendizagem seja eficaz e atrativo para todos os alunos. Traremos ao longo deste projeto a atividade boliche matemático, onde tem o intuito de utilizar uma metodologia moderna na construção do raciocínio lógico matemático dos educandos e também trabalhando vários aspectos educacionais que são de extrema importância para a educação moderna. O interesse em abordar a temática surgiu diante da importância da disciplina matemática e da dificuldade dos alunos e professores em absorver este componente. Para tanto, temos como objetivo geral: Investigar como o lúdico, jogos e brincadeiras influenciam na aprendizagem das crianças com o foco no ensino da matemática. Nossa metodologia de pesquisa foi uma revisão bibliográfica, abordando como o lúdico proporciona aos alunos um aprendizado eficaz, tornando o ensino e aprendizado da matemática prazeroso, quebrando o tabu de complexidade carregado pela disciplina, fornecendo desse modo, autonomia para o indivíduo e contribuindo para seu desenvolvimento, a partir da interação entre eles e o contexto aplicado.
Downloads
Referências
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2017.
OLIVEIRA, Zilma de Morais Ramos. Educação infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
RODRIGUES, Eliane e Sheila Maria ROSIN. Infância e práticas educativas: Eduem; 2007.
SADOVSKY, Patrícia. O Ensino da Matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. 1 ed. São Paulo-SP: Ática, 2010.
SILVA, Catarina Rosália. A importância do brincar. 2012. Disponível em: http://homemsabio.com.br/artigo.php?id=486. Acesso em: 20 de mar. 202.
VALLE, Luciana de Luca Dalla. Jogos, recreação e educação. Curitiba: Fael, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.