The Importance of Mathematics in Early Childhood Education:
A Bibliographical Look
Keywords:
Early Childhood Education, Mathematics, Teaching, LearningAbstract
This article aims to discuss the importance and presence of mathematics teaching in Early Childhood Education, highlighting its collaboration for the full development of the child, through its integrative potential that enables the child to build their own knowledge in the light of a Piagetian reference. To this end, we seek to highlight the recommendations and didactic guidelines of the National Curricular Reference for Kindergarten, in order to broaden the educators' view on the Mathematics curriculum in Kindergarten. Finally, we indicate a methodology that is coherent with the adopted reference, that is, Problem Solving, to explore the potential of children's logical mathematical reasoning, providing opportunities for discovery and making them agents of their learning.
Downloads
References
ANDRADE, S. R., VIÉGAS, R. F., TRISTÃO, A. M. Políticas de avaliação do ensino básico: A educação matemática no Brasil. Pesquisa em Debate, Ed. Especial, 2009. Disponível em: < http:// www.pesquisaemdebate.net/docs/pesquisaEmDebate10.pdf>. Acessado em: 23 fev 2023.
AZEVEDO, P. D. PASSOS, C. L. B. Professores da Educação Infantil discutindo a Educação Matemática na infância: o processo de constituição de um grupo. Matemática e Educação Infantil: Investigações e possibilidades de práticas pedagógicas: In.CARVALHO, Mercedes; Bairral, Marcelo Almeida. Petrópolis, RJ:Vozes, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. vol. 3. Brasília: 1998.
CARVALHO, M. et al. Matemática e educação infantil: investigações e possibilidades de praticas pedagógicas. Rio de Janeiro. Vozes, 2012.
CERQUETTI-ABERKANE, F. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.
GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Petrópolis: Vozes, 1996.
KAMII, C; DEVRIES, R. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, Papirus, 1990.
KRAMER, S. et al. Infância e Educação Infantil. Campinas. Papirus, 1999.
LORENZATO, S. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2008.
MOURA, M. Matemática na infância. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. (Org.). Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia. Gailivro, 2007.
OLIVEIRA, Z. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo. Cortez, 2010.
OLIVEIRA, Z. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis, 1970.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1976.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 9ª ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1978.
RUIZ, Adriano Rodrigues. A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 217-225, jun, 2002.
SABER, M. Piaget: O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo. Scipione, 1997.
SMOLE, K. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.
ZUFFI, Edna Maura; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos superiores. Revista iberoamericana de educación matemática. n. 11, p.79-97, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rodrigo Magno dos Santos Vale
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.