O ENSINO DE NÚMEROS E A REALIZAÇÃO DE OFICINA: LANÇANDO O OLHAR ACERCA DE EXPERIÊNCIAS
Mots-clés :
Quatro operações matemáticas. Jogos. Ensino de Matemática.Résumé
Este trabalho descreve uma oficina pedagógica realizada por estudante de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em uma escola municipal de Senhor do Bonfim, Bahia. A oficina está vinculada ao Laboratório de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM/CNPq) e apoiada pelo programa Afirmativa, com a destinação de recursos para monitoria de extensão. O objetivo da oficina foi contribuir com o ensino-aprendizado das quatro operações matemáticas, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando metodologias como resolução de problemas, materiais manipuláveis e jogos. partindo das vivências percebemos que a utilização dos jogos é eficaz no ensino aprendizagem dos alunos desde que sejam bem planejados e considerados lúdico pelo envolvidos.
Téléchargements
Références
BARBOSA, E. P. ., Ribeiro, L. das N. ., Santos, R. C. ., & Silva, A. J. N. da. (2017). REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 2(01), 69–76. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9813.
GRANDO, Regina Célia. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 5, n. 02, p. 393-416, 2015.
LORENZATO, Sergio (Ed.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Autores Associados, 2021.
MARQUES, Alixandre Marques Cruz; DE VASCONCELOS, Carlos Alberto. Mais 1000: um recurso para o ensino de Matemática. Encontro de ludicidade e educação matemática, v. 3, n. 1, p. e202122-e202122, 2021.
MELO, Claudiano Henrique da Cunha; LIMA, Claudiney Nunes de. A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 39, 18 de outubro de 2022. Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/39/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-de-matematica-no-ensino-fundamental-ii.
PEREIRA, I. de F. ., Porto Neta, J. do N. ., Barbosa, J. R. ., & Almeida, U. (2014). ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 1(01), 16–21. Disponivel em: https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/98.
SILVA, Américo Junior Nunes. A ludicidade e o ensino de Matemática: ampliando o olhar acerca de uma atividade extensionista no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-16, 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Gessica Oliveira dos Santos, Américo Junior Nunes da Silva, Alayde Ferreira dos Santos 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.