O LÚDICO E O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA VIVÊNCIA DE OFICINA NO 7° ANO
Palavras-chave:
Lúdico. Ensino Matemático. Aprendizagem.Resumo
Este relato de experiência é resultado de uma vivência no 7° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Senhor do Bonfim- BA, referente a vivência de uma oficinas construída com materiais didáticos e jogos confeccionados no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), envolvendo conteúdos de Geometria. Trata-se de uma proposta financiada pelo programa Afirmativa, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A realização das atividades pedagógicas propostas pela oficina nos permitiu perceber o potencial formativo dos materiais manipulativos para o processo de ensino-aprendizagem da Geometria; algo que nos permitiu, também, refletir sobre o quanto o lúdico reverbera para as aprendizagens e formação, sobretudo, ao aproximar-se da escola para a realização de atividades de extensão.
Downloads
Referências
ANDREATA, Mauro Antonio. Aula expositiva e Paulo Freire. Ensino Em Re-Vista, v. 26, n. 3, p. 700-724, 2019.
BARREIRA, Carlos; BOAVIDA, João; ARAÚJO, Nuno. Avaliação formativa: novas formas de ensinar e aprender. Revista portuguesa de pedagogia, p. 95-133, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 26 de julho de 2023
BROCH, Siomara Cristina; LIMA, Kadja Silveira; KEGLER, Natália Alessandra. Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, v. 24, n. 62, p. 166-177, 2019.
LEAL, Luiz Antonio Batista et al. A ludicidade como princípio formativo. Interfaces Científicas-Educação, v. 1, n. 2, p. 41-52, 2013.
LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 de maio de 2023
MUNIZ, Cristiano Alberto. Educação lúdica da matemática, educação matemática lúdica. Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo–1º ed.–Curitiba, Appris, 2016.
SILVA, Américo Junior Nunes da. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
SILVA, A. J. N. D. SOUZA, I. D. S. D.; BARROS, S. S; ALMEIDA, J. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há Unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica. In.: A. J. N. Silva; I. S. Souza (Org.). A formação do professor de Matemática em questão: reflexões para um ensino com significado (pp. 39-52). Jundiaí, SP: Paco Editorial. 2014.
SILVA, Américo Junior Nunes; DE SOUZA, Ilvanete dos Santos; DA CRUZ, Idelma Souza. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 1-19, 2020.
SILVA, A. J. N. DA. O educador matemático e o planejamento da atividade pedagógica: o que revela um estudo de caso com professores do semiárido baiano?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-17, 13 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Reinaldo Borges da Silva, Américo Junior Nunes da Silva, Alayde Ferreira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.