As potencialidades e os desafios lúdico-pedagógicas do Laboratório de Ensino de Matemática - LEMAT no cenário do ensino remoto emergencial

Auteurs-es

Mots-clés :

Laboratório de ensino. Matemática. Ensino remoto emergencial. Lúdico.

Résumé

Este trabalho tem como por objetivo relatar uma experiência, de membros do laboratório de ensino de matemática – LEMAT, da Universidade de Brasília -UnB, na realização de atividades lúdica- pedagógicas, no contexto do Ensino Remoto Emergencial-ERE, para professores da escola básica e licenciandos em matemática, no período de agosto de 2020 a junho de 2021. As atividades foram desenvolvidas por meio de plataformas virtuais (Zoom, Meet, Teams) e disponibilizadas no canal do GIEM (Grupo de Investigação em Ensino da Matemática / UnB) no youtube. Para realização das atividades foram feitos estudos teóricos sobre ludicidade, o uso de tecnologias no ensino da matemática, formação de professores e ensino a distância e remoto. Posteriormente, diante das solicitações das escolas, as atividades foram planejadas e executadas com o propósito de atender as demandas, que em sua maioria eram de professores que atuavam no ensino médio. Ao final de cada atividade os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma por meio de um questionário google forms, o que possibilitou aos organizadores terem o feedback das práticas. Os resultados demonstraram que os participantes gostaram das atividades, buscaram dar continuidade ao processo educativo, fazendo uso de recursos tecnológicos, recorrendo à apropriação de conhecimentos inerentes ao ensino a distância, assim como buscando cursos, lives, e outros conteúdos disponíveis no meio digital.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Josyane dos Santos Pereira, Universidade de Brasília

Licencianda em Matemática na Universidade de Brasília. Possui experiência como monitora de matemática e organização de eventos. Atualmente está fazendo Iniciação Científica sob orientação do Prof. Igor Lima, estudando grupos com quantidade finita de classes de conjugação e de centralizadores de elementos, abordando a conjectura de Conjectura Taghvasani-Zarrin. Participa do projeto Monitoria dos Laboratórios de Ensino sob a orientação da professora Regina Pina, mantendo a organização dos laboratórios, confeccionando materiais pedagógicos, recebendo e realizando visitas de (em) escolas e professores e aplicando oficinas.

Josyane dos Santos Pereira, Universidade de Brasília

Licencianda em Matemática na Universidade de Brasília. Possui experiência como monitora de matemática e organização de eventos. Atualmente está fazendo Iniciação Científica sob orientação do Prof. Igor Lima, estudando grupos com quantidade finita de classes de conjugação e de centralizadores de elementos, abordando a conjectura de Conjectura Taghvasani-Zarrin. Participa do projeto Monitoria dos Laboratórios de Ensino sob a orientação da professora Regina Pina, mantendo a organização dos laboratórios, confeccionando materiais pedagógicos, recebendo e realizando visitas de (em) escolas e professores e aplicando oficinas.

Brendo Oliveira Damasceno, Universidade de Brasília

Estudante de graduação em matemática na Universidade de Brasília - UnB. memnro do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Brendo Oliveira Damasceno, Universidade de Brasília

Estudante de graduação em matemática na Universidade de Brasília - UnB. memnro do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Raiane Lopes da Cruz, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de  licenciatura em matemática da Universidade de Brasília - UnB. Membros do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Magno Ramos Azevedo, Universidade de Brasília

Graduando do curso de lecenciatura em matema´tica da Universidade de Brasília - UnB. Memrbo do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Rafaela Santos dos Nascimento, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de licenciatura em matemática da Universidade de Brasília - UnB. Membro do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Références

BERTONI, N. E, e GASPAR, M. T. J. Laboratório de ensino de matemática da universidade de Brasília. 2006, pag. 137.

CAVALCANTE M. A.; PIFFER, A.; NAKAMURA, P. O Uso da Internet na Compreensão de Temas de Física Moderna para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p.108-112, 2001.

GOIS, A. Incertezas, possibilidades e o que haverá de sólido na educação depois da pandemia. In: CASTRO, J. R. (Org.). O Mundo Pós-Pandemia: reflexões sobre uma nova vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020, p.107-112.

LORENZATO, S. O. O laboratório de ensino matemático na formação de professores. 3º ed. Campinas, SP. Autores associados. 2012.

MORAN, J. Metodologias ativas para aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto

Alegre: Penso, 2018, p. 1-16.

NOGUEIRA, J.S., RINALDI, C., FERREIRA, J.M.; PAULO, S.R. Utilização do Computador como Instrumento de Ensino: uma Perspectiva de Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 4, p. 517-522, 2000.

SÁ, Antônio Villar Marques; NOGUEIRA, C. A.; JESUS, B. G. Anais do II Encontro de Aprendiza¬gem Lúdica. 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065. Acesso em: 29 abr. 2017.

SÁ, A.V. M; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013.

SANTOS, S. M. P (Org.). O lúdico na formação do educador. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SILVA, W. P.; SILVA, C.M.D.P.S; SILVA, C.D.P.S.; SOARES, I.B.; SILVA, D.P.S.; Apresentação do Software Educacional "Vest21 Mecânica". São Paulo: Revista Brasileira de Ensino de Física. V. 24, n. 2, p. 221-231, 2002.

Publié-e

2021-08-29

Comment citer

Braga, M. D., dos Santos Pereira, J., dos Santos Pereira, J., Oliveira Damasceno, B., Oliveira Damasceno, B., Lopes da Cruz, R., Ramos Azevedo, M., & Santos dos Nascimento, R. (2021). As potencialidades e os desafios lúdico-pedagógicas do Laboratório de Ensino de Matemática - LEMAT no cenário do ensino remoto emergencial. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202112. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12042