As potencialidades e os desafios lúdico-pedagógicas do Laboratório de Ensino de Matemática - LEMAT no cenário do ensino remoto emergencial
Palabras clave:
Laboratório de ensino. Matemática. Ensino remoto emergencial. Lúdico.Resumen
Este trabalho tem como por objetivo relatar uma experiência, de membros do laboratório de ensino de matemática – LEMAT, da Universidade de Brasília -UnB, na realização de atividades lúdica- pedagógicas, no contexto do Ensino Remoto Emergencial-ERE, para professores da escola básica e licenciandos em matemática, no período de agosto de 2020 a junho de 2021. As atividades foram desenvolvidas por meio de plataformas virtuais (Zoom, Meet, Teams) e disponibilizadas no canal do GIEM (Grupo de Investigação em Ensino da Matemática / UnB) no youtube. Para realização das atividades foram feitos estudos teóricos sobre ludicidade, o uso de tecnologias no ensino da matemática, formação de professores e ensino a distância e remoto. Posteriormente, diante das solicitações das escolas, as atividades foram planejadas e executadas com o propósito de atender as demandas, que em sua maioria eram de professores que atuavam no ensino médio. Ao final de cada atividade os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma por meio de um questionário google forms, o que possibilitou aos organizadores terem o feedback das práticas. Os resultados demonstraram que os participantes gostaram das atividades, buscaram dar continuidade ao processo educativo, fazendo uso de recursos tecnológicos, recorrendo à apropriação de conhecimentos inerentes ao ensino a distância, assim como buscando cursos, lives, e outros conteúdos disponíveis no meio digital.
Descargas
Citas
BERTONI, N. E, e GASPAR, M. T. J. Laboratório de ensino de matemática da universidade de Brasília. 2006, pag. 137.
CAVALCANTE M. A.; PIFFER, A.; NAKAMURA, P. O Uso da Internet na Compreensão de Temas de Física Moderna para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p.108-112, 2001.
GOIS, A. Incertezas, possibilidades e o que haverá de sólido na educação depois da pandemia. In: CASTRO, J. R. (Org.). O Mundo Pós-Pandemia: reflexões sobre uma nova vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020, p.107-112.
LORENZATO, S. O. O laboratório de ensino matemático na formação de professores. 3º ed. Campinas, SP. Autores associados. 2012.
MORAN, J. Metodologias ativas para aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto
Alegre: Penso, 2018, p. 1-16.
NOGUEIRA, J.S., RINALDI, C., FERREIRA, J.M.; PAULO, S.R. Utilização do Computador como Instrumento de Ensino: uma Perspectiva de Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 4, p. 517-522, 2000.
SÁ, Antônio Villar Marques; NOGUEIRA, C. A.; JESUS, B. G. Anais do II Encontro de Aprendiza¬gem Lúdica. 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065. Acesso em: 29 abr. 2017.
SÁ, A.V. M; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013.
SANTOS, S. M. P (Org.). O lúdico na formação do educador. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SILVA, W. P.; SILVA, C.M.D.P.S; SILVA, C.D.P.S.; SOARES, I.B.; SILVA, D.P.S.; Apresentação do Software Educacional "Vest21 Mecânica". São Paulo: Revista Brasileira de Ensino de Física. V. 24, n. 2, p. 221-231, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.