A RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS E QUANTIDADES: um relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares
Mots-clés :
Lúdico. Ensino de Matemática. Educação Infantil.Résumé
Este trabalho consiste em um relato de experiência resultante de atividades extensionistas, vivenciadas por voluntários do Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (PEPPI/UFAL), realizadas em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em um bairro periférico da cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, no mês de agosto do ano de 2018. A atividade desenvolvida pelos voluntários foi intitulada de “Relacionando números e quantidades”, esta objetivou estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, através da matemática. A atividade realizada com uma média de 15 alunos, consistiu em duas etapas, na primeira etapa foi solicitado que os alunos colocassem a quantidade de personagens de acordo com o número que estava escrito em um cartaz, já na segunda etapa, foi desenvolvido a escrita dos numerais. Através da aplicação da atividade foi possível estimular a aprendizagem a partir da ludicidade, onde por meio de jogos e brincadeiras, as crianças podem aprender diversos assuntos, como a matemática.
Téléchargements
Références
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Formação pessoal e social. v. 3. Brasília: MEC, 1998.
CIRILO, R. L. A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 15. 2015.
COSTA, R. C.; GONZAGA, C. R.; MIRANDA, J. C. Avaliação do jogo didático “desafio da reprodução” como ferramenta para abordagem de temas relacionados à vida sexual. Acta Biomédica Brasiliensia, v. 7, n. 2, p. 50-58, 2016. Disponível em: <https://actabiomedica.com.br/index.php/acta/article/view/153/123>. Acesso em: 22 de maio de 2021.
MELO, W. A.; VIEIRA, A. C. S.; OLIVEIRA, C. A. Aprender brincando: relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares. In: I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática - CONE-QFBM, v. 1, n. 1. 2020. Disponível em: <https://cdn.congresse.me/ekpprtm3wetkdakqkp6utlfnc9xu>. Acesso em: 22 de maio de 2021
NASCIMENTO, J. A. A.; MORAES, S. P. G. Reflexão sobre o ensino de matemática na infância. In: Semana de Pedagogia da UEM, v. 1, n. 1, 2012, Maringá. Anais… Maringá: UEM, 2012.
NUNES, F. L. P.; SARACENI, G. C. M. G. O lúdico no aprendizado da matemática na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Curso de Pedagogia, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Lins - SP, p. 56. 2013.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
SOUZA, J. B. A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de Matemática. Dissertação (Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 97, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.