Educação Infantil e a Tendência em Educação Matemática Jogos e materiais manipulativos/concretos: algumas interrogações

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática. Educação Infantil. Criança. Infância.

Resumo

O presente texto apresenta um relato de experiência de uma professora formadora em relação às suas observações de vivências das crianças em uma instituição de Educação Infantil no município de Ji-Paraná/RO. As observações foram registradas por meio de fotos e anotações, que aqui se constituem como imagens-perguntas.  O objetivo não é apontar caminhos ou tecer conclusões, mas, sobretudo colocar o pensamento em movimentos com a Educação Matemática, a Tendência jogos e materiais manipulativos/concretos e a Educação Infantil, movimentos de desterritorialização. Para tanto, nos apoiamos nas ideias de Chisté (2015); Kohan (2007); Larrosa (2020); Tebet (2019), entre outros. O movimento com a observação e a escrita deste relato provoca, mobiliza, olhares outros para como as crianças operam no mundo e com a educação matemática ou educações matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juverlande Nogueira Pinto, Universidade Federal de Rondônia -UNIR

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (2013), Especialista em Ensino Lúdico, Especialista em Educação Infantil - práticas de sala de aula. Atuou como professora da Educação Infantil, como Coordenadora de Cultura Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná/RO, como Redatora/Formadora no Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular. Com experiência em Coordenação Pedagógica, Formação de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Educação Infantil. Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pesquisadora no grupo de pesquisa Cirandeiras - Grupo de Pesquisas e Estudos das Crianças, Folclore, Brincadeiras e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Rondônia. 

Emerson da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2007), e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, polo da UFMT (2014). Professor Adjunto III do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática - PPGEM, da UNIR, Campus de Ji-Paraná. Líder do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GROEPEM. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática de Jovens e Adultos, e tendências e temáticas da pesquisa em Educação Matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3646-9743.

Bianca Santos Chisté, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Iniciou sua atividade profissional como professora de crianças tanto na Educação Infantil, como, posteriormente nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Afetada pelo encontro com as crianças formou-se em Pedagogia (2001), Especializou-se em Alfabetização (2004), prosseguindo seus estudos no mestrando em Ciências da Linguagem (2009) pela Universidade Federal de Rondônia. Doutorou-se em Educação Matemática pelo PGEM/UNESP/Rio Claro (2015), trazendo discussões sobre infância e educação matemática. Realizou estágio de pós-doutotramento no PGEM/UNESP/Rio Claro (2019). Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Integra os grupos grupos de pesquisa IM@GO (UNESP/Rio Claro), GEPPEA (Rolim de Moura/UNIR) e Cronópi@s (UNESP/Rio Claro), estudando e pesquisando questões relacionadas aos seguintes temas: infância, educação, experiência, produção imagética e docência na infância. Pós-Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Bolsista CNPq ? Pós-doutorado Júnior, processo no 154075/2018-3.

Referências

ALMEIDA, V. H. d. A interconexão das tendências da educação matemática.

COINSPIRAÇÃO - Revista de Professores que ensinam Matemática – SBEM/Mato Groso V. 1, Nº. 2, Julho/Dezembro de 2018. http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017. Disponível <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 11 de julho de 2021.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CHISTÉ, B. S. Devir-criança da matemática: experiências infantis imagéticas. 2015. 106 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, 2015.

D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

FOCHI, Paulo Sergio. Ludicidade, continuidade e significatividade nos campos de experiência. In: FINCO, Daniela. BARBOSA, Maria Carmem Silveira. FARIA. Ana Lucia Goulart de (orgs) Campos de experiencias na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Critica, 2015, p. 221-232.

KOHAN, W. O. Infância, estrangeiridade e ignorância. Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Universidade de Barcelona, Espanha. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Lingüística, 2002.

RAUPP, A. D. RANDO, N. I. Educação matemática: em foco o jogo no processo ensino aprendizagem In: BRANDT, C.F. MORETTI, M.T., Orgas. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016, p. 63-83.

RAUPP, A. D. RANDO, N.I. Processos interativos em situações de jogo no ensino fundamental. Revista Ibero-americana de Educação: n.º 53/2, 2010.

TEBET, G. Desemaranhar as linhas da infância: elementos para uma cartografia. In: ABRAMOWICZ, A. TEBET, G. G. de C. (Orgas). Infância e Pós-estruturalismo. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019, p.133-151.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Nogueira Pinto, J., da Silva Ribeiro, E. ., & Santos Chisté, B. . (2021). Educação Infantil e a Tendência em Educação Matemática Jogos e materiais manipulativos/concretos: algumas interrogações . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202127. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12297