Educação Infantil e a Tendência em Educação Matemática Jogos e materiais manipulativos/concretos: algumas interrogações

Authors

Keywords:

Educação Matemática. Educação Infantil. Criança. Infância.

Abstract

The present text presents an experience report of a teacher trainer in relation to her observations of children's experiences in an institution of Early Childhood Education in the city of Ji-Paraná/RO. The observations were registered by means of photos and notes, which are here constituted as question-images.  The goal is not to point out paths or draw conclusions, but, above all, to put the thought in movements with Mathematics Education, the games and manipulative/concrete materials trend and Early Childhood Education, movements of deterritorialization. To this end, we draw on the ideas of Chisté (2015); Kohan (2007); Larrosa (2020); Tebet (2019), among others. The movement with the observation and writing of this report provokes, mobilizes, other looks to how children operate in the world and with mathematics education or mathematics educations.

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Author Biographies

Juverlande Nogueira Pinto, Universidade Federal de Rondônia -UNIR

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (2013), Especialista em Ensino Lúdico, Especialista em Educação Infantil - práticas de sala de aula. Atuou como professora da Educação Infantil, como Coordenadora de Cultura Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná/RO, como Redatora/Formadora no Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular. Com experiência em Coordenação Pedagógica, Formação de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Educação Infantil. Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pesquisadora no grupo de pesquisa Cirandeiras - Grupo de Pesquisas e Estudos das Crianças, Folclore, Brincadeiras e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Rondônia. 

Emerson da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2007), e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, polo da UFMT (2014). Professor Adjunto III do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática - PPGEM, da UNIR, Campus de Ji-Paraná. Líder do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GROEPEM. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática de Jovens e Adultos, e tendências e temáticas da pesquisa em Educação Matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3646-9743.

Bianca Santos Chisté, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Iniciou sua atividade profissional como professora de crianças tanto na Educação Infantil, como, posteriormente nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Afetada pelo encontro com as crianças formou-se em Pedagogia (2001), Especializou-se em Alfabetização (2004), prosseguindo seus estudos no mestrando em Ciências da Linguagem (2009) pela Universidade Federal de Rondônia. Doutorou-se em Educação Matemática pelo PGEM/UNESP/Rio Claro (2015), trazendo discussões sobre infância e educação matemática. Realizou estágio de pós-doutotramento no PGEM/UNESP/Rio Claro (2019). Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Integra os grupos grupos de pesquisa IM@GO (UNESP/Rio Claro), GEPPEA (Rolim de Moura/UNIR) e Cronópi@s (UNESP/Rio Claro), estudando e pesquisando questões relacionadas aos seguintes temas: infância, educação, experiência, produção imagética e docência na infância. Pós-Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Bolsista CNPq ? Pós-doutorado Júnior, processo no 154075/2018-3.

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Published

2021-08-29

How to Cite

Nogueira Pinto, J., da Silva Ribeiro, E. ., & Santos Chisté, B. . (2021). Educação Infantil e a Tendência em Educação Matemática Jogos e materiais manipulativos/concretos: algumas interrogações . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202127. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12297