A RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS E QUANTIDADES: um relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares

Authors

Keywords:

Ludic. Math Teaching. Child Education.

Abstract

This work consists of an experience report resulting from extension activities, experienced by volunteers from the Early Childhood Stimulation Project (PEPPI/UFAL), carried out in a Municipal Child Education Center, located in a suburb of the city of Maceió, capital. of the State of Alagoas, in the month of August of the year 2018. The activity developed by the volunteers was entitled “Relating numbers and quantities”, which aimed to stimulate the cognitive development of children, through mathematics. The activity carried out with an average of 15 students, consisted of two stages, in the first stage the students were asked to place the number of characters according to the number that was written on a poster, in the second stage, the writing of the numerals. Through the application of the activity, it was possible to stimulate learning based on playfulness, where through games and games, children can learn various subjects, such as mathematics.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wilker Araújo de Melo, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmico de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. É bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), onde realiza a pesquisa intitulada de: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE ?PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS COM TECNOLOGIAS MÓVEIS E UBÍQUAS? ENTRE OS ANOS 2010 E 2019. É monitor voluntário da disciplina de POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática. (GPTPEM/Cnpq/UFAL) e do coletivo Protagonismo em Ação. Membro da Gestão 2019 - 2020 do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire (Gestão O CAPed Somos Nós: Protagonismo em Ação). Atuou como professor das disciplinas de MATEMÁTICA, CIDADANIA e ARTE nas séries do Ensino Fundamental II. Atualmente leciona no 5º ano do Ensino Fundamental I. Membro do projeto de extensão Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (PEPPI/AISCA/Cnpq/UFAL). Atuou como professor voluntário no Cursinho Popular PerifaEnsina e na Associação Esperança e Vida - Projeto Thallita, lecionando a disciplina de MATEMÁTICA para alunos do Ensino Médio na modalidade preparatória para vestibular e ENEM

Barbara Vitória dos Santos Torres, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é acadêmica do curso de bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - Campus A.C. Simões, Maceió. Monitora do Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (PEPPI/UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Integral de Saúde da Criança e do Adolescente (AISCA/Cnpq/EENF/UFAL). Diretora de Marketing da Liga Interdisciplinar de Neonatologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (LINEO/UNCISAL). Membro da Liga Acadêmica de Pediatria Multidisciplinar da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LAPEM/UNIRIO). Exerceu atividade de bolsista pelo Projeto de Extensão Barreira Sanitária Contra COVID-19 (2020) da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

Ana Carolina Santana Vieira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Realiza pesquisas nas áreas de dor neonatal e crescimento e desenvolvimento infantil. É Coordenadora do Projeto de Extensão "Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância - PEPPI" e Líder do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Membro da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da Rede Estadual da Primeira Infância de Alagoas (REPI-AL)

References

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Formação pessoal e social. v. 3. Brasília: MEC, 1998.

CIRILO, R. L. A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 15. 2015.

COSTA, R. C.; GONZAGA, C. R.; MIRANDA, J. C. Avaliação do jogo didático “desafio da reprodução” como ferramenta para abordagem de temas relacionados à vida sexual. Acta Biomédica Brasiliensia, v. 7, n. 2, p. 50-58, 2016. Disponível em: <https://actabiomedica.com.br/index.php/acta/article/view/153/123>. Acesso em: 22 de maio de 2021.

MELO, W. A.; VIEIRA, A. C. S.; OLIVEIRA, C. A. Aprender brincando: relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares. In: I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática - CONE-QFBM, v. 1, n. 1. 2020. Disponível em: <https://cdn.congresse.me/ekpprtm3wetkdakqkp6utlfnc9xu>. Acesso em: 22 de maio de 2021

NASCIMENTO, J. A. A.; MORAES, S. P. G. Reflexão sobre o ensino de matemática na infância. In: Semana de Pedagogia da UEM, v. 1, n. 1, 2012, Maringá. Anais… Maringá: UEM, 2012.

NUNES, F. L. P.; SARACENI, G. C. M. G. O lúdico no aprendizado da matemática na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Curso de Pedagogia, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Lins - SP, p. 56. 2013.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

SOUZA, J. B. A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de Matemática. Dissertação (Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 97, 2020.

Published

2021-08-29

How to Cite

de Melo, W. A., Torres, B. V. dos S. ., & Vieira, A. C. S. (2021). A RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS E QUANTIDADES: um relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202111. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12040