A RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS E QUANTIDADES: um relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares
Keywords:
Ludic. Math Teaching. Child Education.Abstract
This work consists of an experience report resulting from extension activities, experienced by volunteers from the Early Childhood Stimulation Project (PEPPI/UFAL), carried out in a Municipal Child Education Center, located in a suburb of the city of Maceió, capital. of the State of Alagoas, in the month of August of the year 2018. The activity developed by the volunteers was entitled “Relating numbers and quantities”, which aimed to stimulate the cognitive development of children, through mathematics. The activity carried out with an average of 15 students, consisted of two stages, in the first stage the students were asked to place the number of characters according to the number that was written on a poster, in the second stage, the writing of the numerals. Through the application of the activity, it was possible to stimulate learning based on playfulness, where through games and games, children can learn various subjects, such as mathematics.
Downloads
References
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Formação pessoal e social. v. 3. Brasília: MEC, 1998.
CIRILO, R. L. A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 15. 2015.
COSTA, R. C.; GONZAGA, C. R.; MIRANDA, J. C. Avaliação do jogo didático “desafio da reprodução” como ferramenta para abordagem de temas relacionados à vida sexual. Acta Biomédica Brasiliensia, v. 7, n. 2, p. 50-58, 2016. Disponível em: <https://actabiomedica.com.br/index.php/acta/article/view/153/123>. Acesso em: 22 de maio de 2021.
MELO, W. A.; VIEIRA, A. C. S.; OLIVEIRA, C. A. Aprender brincando: relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares. In: I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática - CONE-QFBM, v. 1, n. 1. 2020. Disponível em: <https://cdn.congresse.me/ekpprtm3wetkdakqkp6utlfnc9xu>. Acesso em: 22 de maio de 2021
NASCIMENTO, J. A. A.; MORAES, S. P. G. Reflexão sobre o ensino de matemática na infância. In: Semana de Pedagogia da UEM, v. 1, n. 1, 2012, Maringá. Anais… Maringá: UEM, 2012.
NUNES, F. L. P.; SARACENI, G. C. M. G. O lúdico no aprendizado da matemática na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Curso de Pedagogia, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Lins - SP, p. 56. 2013.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
SOUZA, J. B. A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de Matemática. Dissertação (Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 97, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.