UM CURSO DE ESTATÍSTICA: AS VARIÁVEIS NO CONTEXTO SOCIAL

Autores/as

  • Apoliana Linhares Evangelista Universidade do Estado da Bahia
  • Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Deborah Soares de Sousa Universidade do Estado da Bahia
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Estatística, Estágio Supervisionado, Educação Matemática

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados parciais da oficina “Um curso de estatística: as variáveis no contexto social”, proposto como parte da disciplina de Estágio III, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Campus IX; e tem como objetivo desenvolver competências matemáticas no aluno, possibilitando a ampliação e formalização de seus conhecimentos sobre o raciocínio estatístico. A oficina foi ofertada a alunos da primeira série do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual do Município de Barreiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2008.

CORDANI, L. K. Oficina “estatística para todos”. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~abe/OFICINA%20site_educacao.pdf> Acesso em: 26 set 2014.

FELÍCIO, H. M. S; OLIVEIRA, R. A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008. Editora UFPR. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a15 > Acesso em 12/04/2014

FUGITA, F. et al. Matemática, 3ª série: ensino médio. São Paulo. Edições SM, 2009.

GIOVANNI. J. R. et al.Matemática uma nova abordagem: progressões: 2ª ano ensino médio 3. ed. São Paulo, 2013.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LIMA, E. L. et al. Temas e problemas elementares. 5. ed. Rio de Janeiro. SBM, 2013.

MILANI, E. A informática e a comunicação matemática. In: K. S. Smole; M. I. Diniz (Orgs.).Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.176-200.

LORENZATO, S. Para aprender Matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

NEVES, R. S. P; SANTOS, G. L; MUNIZ, C. A. Aplicações da informática na construção de conceitos geométricos: limites e possibilidades de softwares de representação dinâmica e de mediação pedagógica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.

SOUZA, I. S; SILVA, A. J. N. DA et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: < http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426>

SOUZA; F. L. C; SOUZA, S. S; SILVA, L. D. C; SILVA, A. J. N. DA. A Ludicidade na Construção do Conhecimento Matemático. In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9802>.

SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ivanete dos Santos de (Orgs.). A Formação do Professor de Matemática em Questão: Reflexões para um Ensino com Significado. –Jundiaí, Paco Editorial: 2014.

SILVA, A. J. N. SOUZA, I. S. BARROS, S. S. ALMEIDA, J. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há Unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial. 2014

SILVA, A. J. N. DA; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 54, p. 48-55, jul. 2017. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/627>

SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Evangelista, A. L. ., Oliveira, C. M. de ., Sousa, D. S. de ., & Silva, A. J. N. da . (2017). UM CURSO DE ESTATÍSTICA: AS VARIÁVEIS NO CONTEXTO SOCIAL. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 2(01), 59–67. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9812