A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Palabras clave:
Ludicidade, Conhecimento, MatemáticaResumen
Este trabalho apresenta uma experiência que vem sendo desenvolvida na Universidade do estado da Bahia, Uneb, Campus IX, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), em uma escola pública do município de Barreiras-BA, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. O projeto tem por objetivo ressignificar a visão de matemática que esses sujeitos têm, e para tanto, estamos fazendo uso de atividade de caráter lúdico.
Descargas
Citas
ALVES,Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. 5 º ed. São Paulo. Papiros, 2001.
BARBOSA, Sandra Lucia Piola. Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino-Aprendizagem das Operações com números Inteiros. Londrina, 2008. Acessado em . Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1948-6.pdf>.
PIAGET, J. & INHELDER, B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1989.
SANTOS, Santa Marli P. dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis, Vozes, 1997.
SANTOS, E. A. C. J,: EMEB. Basiliano do Carmo. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. Acessado em 24/11/2013. Disponível em http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf.
SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.
SOUZA, Ilvanete dos Santos de. SILVA, Américo Junior Nunes da. et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: <http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426>
STAREPRAVO, Ana Ruth. Mundo das ideias: jogando com a matemática, números e operações. Curitiba. Aymará, 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.