Pedagogia Histórico Crítica

uma epítome

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20843

Palavras-chave:

Transformação social, Reflexão crítica., Educação Contemporânea.

Resumo

A partir da intensificação da fragmentação do currículo sistematizado de interesses da classe dominante na formação da mão de obra rápida e barata, a educação esvazia-se de conhecimentos históricos que contribuem para a plena formação do estudante. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e sua emergência na educação contemporânea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, descritiva, em que teóricos da educação e artigos científicos retirados dos repositórios digitais da Scientific Digital Library Online – Scielo, Google Scholar e Capes. Ficou evidenciado que na sociedade contemporânea, a escola cumpre papel de socializadora do conhecimento sistematizado, historicamente e socialmente construído. Tal sociabilização é o ponto de partida para estimular a reflexão crítica e preparar o estudante para a atuação cidadã como agente de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Omundsen de Melo Costa Junio, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Intervenção Educativa e Social - UNEB (2023). Graduação em Pedagogia - FAEM (2002). Especialização em Orientação Educacional - FERLAGOS (2005). Especialização em Coordenação Pedagógica e Projetos - FAVENI (2019). Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Gestão, Supervisão e Orientação Escolar - FAES (2021), Especialização em Educação e Tecnologias Digitais - UFRB (2022). Especialização em Ciências Humanas e o Mundo do trabalho - UFPI (2023). Formação em Psicanálise - EBPP (2004). Membro da Sociedade Psicanalítica de Orientação Contemporânea do Brasil (SPOCB). Graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (2011). Especialização em Teologia pela Faculdade Única (2021). Membro da Ordem dos Teólogos do Brasil (OTEB) e da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC). Graduação em História pela Faculdade de Ciências da Bahia (2011) e atualmente Coordenador Pedagógico Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia.

Referências

ASSIS, R. Dermeval Saviani: esboço de um crítico educador brasileiro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v.5, n.7, pp. 116-126, 2020.

DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, n.18, 2001.

FREIRE, P. Educação e Atualidade brasileira. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREITAS, L. C. Neotecnicismo e a formação do educador. In: ALVES, N. Formação de professores: Pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2014.

FREITAS, L. C. Os reformadores da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação e Sociedade. 35 (129), 1085, Centro de Estudos Educação e Sociedade: Campinas, Brasil, 2015.

FREITAS, L. C. Dermeval Saviani: um pouco de sua vida, algumas de suas obras. Revista Instituto de Políticas Públicas de Marília, v.4, n.2, 2018.

MARQUES, H.J.; DUARTE, N. A pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2204–2222, 2020.

MARSIGLIA, A.C.G.; CURY, C.R.G. Demerval Saviani: uma trajetória cinquentenária. Interface: comunicação, saúde e educação, v.21, n.62, p.497-507, 2017.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo:Cortez, 1983.

SAVIANI, D. O paradoxo da educação escolar: análise crítica das expectativas contraditórias depositadas na escola. Cadernos de Pesquisa – Pedagogia em Debate, Curitiba, p. 13-28, 2009.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ªed. Campinas -SP: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. A Pedagogia Histórico-Crítica. Revista RBBA, Vitória da Conquista, v.3 n.2p. 11-36, 2014.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

DE MELO COSTA JUNIO, O. Pedagogia Histórico Crítica: uma epítome. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e20843, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a20843. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/20843. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas