O silêncio no currículo escolar e a dialogicidade freireana
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20132Palavras-chave:
Currículo, Paulo Freire , Silêncio, DialogicidadeResumo
Este ensaio tem por objetivo construir uma análise entre o currículo escolar e o conceito de dialogicidade no construto elaborado por Paulo Freire. O currículo escolar atravessa constantes disputas e é fruto de processos históricos. Para sua constituição há diferentes interesses e influências, não sendo possível compreendê-lo como mero prescritor de conteúdo. Metodologicamente se orienta pela abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e análise interpretativa. O levantamento bibliográfico permitiu-nos entender que o currículo oculto não é óbvio, e está presente em atitudes e comportamentos no ambiente escolar, embora não faça parte do currículo prescrito. Freire considera o silêncio como um elemento importante no espaço de comunicação, de abrir o espaço à escuta e a dialogicidade contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica e problematizadora.
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