O silêncio no currículo escolar e a dialogicidade freireana

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20132

Mots-clés :

Currículo, Paulo Freire , Silêncio, Dialogicidade

Résumé

Este ensaio tem por objetivo construir uma análise entre o currículo escolar e o conceito de dialogicidade no construto elaborado por Paulo Freire. O currículo escolar atravessa constantes disputas e é fruto de processos históricos. Para sua constituição há diferentes interesses e influências, não sendo possível compreendê-lo como mero prescritor de conteúdo. Metodologicamente se orienta pela abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e análise interpretativa. O levantamento bibliográfico permitiu-nos entender que o currículo oculto não é óbvio, e está presente em atitudes e comportamentos no ambiente escolar, embora não faça parte do currículo prescrito.  Freire considera o silêncio como um elemento importante no espaço de comunicação, de abrir o espaço à escuta e a dialogicidade contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica e problematizadora.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Sandra Montenegro Silva Leão , Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutora pela Universidade de Coimbra. Professora do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco.

Aldreis Tacyanna de Lima Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do mestrado em Direitos Humanos da UFPE. Estuda as relações entre educação e direitos humanos a partir das políticas públicas.

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Publié-e

2024-08-22

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MONTENEGRO SILVA LEÃO , M. S.; TACYANNA DE LIMA SANTOS, A. O silêncio no currículo escolar e a dialogicidade freireana. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e20132 , 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a20132. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/20132. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas