Concepções Epistemológicas e Práticas Docentes no Contexto da Educação Inclusiva:

uma Revisão Narrativa da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a19459

Palavras-chave:

concepções do professor, educação inclusiva, Prática pedagógica

Resumo

A partir do tema concepções do professor e práticas pedagógicas no contexto da educação inclusiva, o presente artigo tem como objetivo buscar, na literatura, relações entre concepções epistemológicas de docentes e sua prática pedagógica no contexto da educação inclusiva, com o intuito de compreender melhor as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação quando há estudantes com desenvolvimento atípico ou com deficiência intelectual inseridos em classes regulares. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão narrativa da literatura, a partir de pesquisa em bases de dados como Scielo, Unique e Google acadêmico e também no banco de teses e dissertações da CAPES. A análise dos textos selecionados indica que as concepções dos professores podem impactar em sua prática.

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Biografia do Autor

Cármina Geanini Nunes Monteiro de Souza, Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social

Rosemari Lorenz Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Doutora em Letras

Referências

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

NUNES MONTEIRO DE SOUZA, C. G.; LORENZ MARTINS, R. Concepções Epistemológicas e Práticas Docentes no Contexto da Educação Inclusiva: : uma Revisão Narrativa da Literatura. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 4, p. e19459, 2023. DOI: 10.52579/diapi.vol4.i.a19459. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19459. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos (FLUXO CONTÍNUO)