Concepções Epistemológicas e Práticas Docentes no Contexto da Educação Inclusiva:
uma Revisão Narrativa da Literatura
DOI :
https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a19459Mots-clés :
concepções do professor, educação inclusiva, Prática pedagógicaRésumé
A partir do tema concepções do professor e práticas pedagógicas no contexto da educação inclusiva, o presente artigo tem como objetivo buscar, na literatura, relações entre concepções epistemológicas de docentes e sua prática pedagógica no contexto da educação inclusiva, com o intuito de compreender melhor as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação quando há estudantes com desenvolvimento atípico ou com deficiência intelectual inseridos em classes regulares. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão narrativa da literatura, a partir de pesquisa em bases de dados como Scielo, Unique e Google acadêmico e também no banco de teses e dissertações da CAPES. A análise dos textos selecionados indica que as concepções dos professores podem impactar em sua prática.
Téléchargements
Références
Barbosa, Kátia Aparecida Marangon. Representações sociais de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre a aprendizagem de estudantes com deficiência em escolas inclusivas. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pó -Graduação em Educação, 2014.
Becker, Fernando. A Epistemologia do Professor: o cotidiano da escola. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília 1988. Disponível em: <https://legis.senado.leg.br/norma/579494/publicacao/16434817> Acesso em: 03 maio de 2021.
Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/crianca-e-adolescente/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-versao-2019.pdf> Acesso em 10 de maio de 2021.
Brasil. Lei Brasileira de Inclusão. Brasília 2015. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm> Acesso em 10 de maio de 2021.
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em 10 de maio de 2021.
Brasil. Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014> Acesso em 11 de maio de 2021.
Fragoso, Francisca M. Rocha Almas; Casal, João. Representações Sociais dos Educadores de Infância e a Inclusão de Alunos Com Necessidades Educativas Especiais. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 18, n. 3, p. 527-546, Jul.-Set., 2012.
Marques, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. Tese de doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2000.
Mittler, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Moscovici, S. Representações sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
Musis, Carlo Ralph de; Carvalho, Sumaya Persona de. Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 110, p. 201-217, jan.-mar. 2010. Disponível em acesso em jul. 2021.
Piaget, J. O nascimento da inteligência na criança (4a ed.). Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
Prodanov, Cleber Cristiano; Freitas, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Ribeiro, Júlia Cristina Coelho. Significação na escola inclusiva – um estudo sobre as concepções e práticas de professores envolvidos com a inclusão escolar. Tese de doutorado. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília, 2006.
Santos, Teresa Cristina Coelho dos; Martins, Lúcia de Araújo Ramos. Práticas de Professores Frente ao Aluno com Deficiência Intelectual em Classe Regular. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 21, n. 3, p. 395-408, Jul.-Set., 2015.
Vargas Adriana; Portilho. Evelise Maria Labatut. Representações sociais e concepções epistemológicas de aprendizagem de professores da educação especial. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.3, p.359-372, Jul.-Set., 2018
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cármina Geanini Nunes Monteiro de Souza, Rosemari Lorenz Martins 2023
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.