Extensão do Âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade ao Serviço de Quimioterapia Capo de Pinar Del Río.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a18672

Palavras-chave:

Qualidade, Gestão, Processo, Sistema

Resumo

Em Cuba, a saúde é reconhecida como uma das principais conquistas, pois a promoção dos níveis de saúde e qualidade de vida é uma das conquistas de maior repercussão política e social no país. A melhoria da gestão hospitalar é essencial na assistência médica, para isso a qualidade dos serviços deve ser promovida com abordagem sistêmica e multidisciplinar, e entendida como um processo de cuidado integral e contínuo no qual vários processos interagem, com o objetivo de alcançar a satisfação do paciente. Por este motivo, e tendo em conta o excessivo tempo de espera nas interconsultas, a inexistência de um modelo de gestão e os inconvenientes do planeamento no Serviço de Quimioterapia, a presente investigação realizada no Centro de Atenção a Doentes Oncológicos “III Congresso” de Pinar del Río tem como objetivo “Desenhar os elementos necessários para estender o alcance do SGC existente ao Serviço de Quimioterapia”. Para cumprir este objetivo, a observação, o trabalho em equipe, a análise documental, SWOT, o Método Delphi, a lista de verificação e a matriz de maturidade, bem como o NC-ISO 9001:2015 foram utilizados como métodos analíticos, ferramentas e técnicas. os elementos do SGQ do Serviço de Quimioterapia. Entre as principais conclusões estão que o SGC do Centro evidenciou uma mudança na abordagem tradicional de gestão para a gestão de processos, favorecendo a eficiência, garantindo maior participação das partes interessadas e aumentando consideravelmente a satisfação dos pacientes com os serviços recebidos.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Basabe Santana, Facultad de Ciencias Técnicas de la Universidad de Pinar del Río, Cuba

Profesor Asistente del Departamento-Carrera de Ingeniería Industrial de la Facultad de Ciencias Técnicas de la Universidad de Pinar del Río, Cuba. Máster en Dirección de Empresas. Consultor Empresarial Certificado del Centro de Información y Gestión Tecnológica, Pinar del Río.

Yelina Magariño Pimentel, Facultad de Ciencias Técnicas de la Universidad de Pinar del Río, Cuba.

Profesora Asistente del Departamento-Carrera de Ingeniería Industrial de la Facultad de Ciencias Técnicas de la Universidad de Pinar del Río, Cuba. Máster en Administración de Empresas.

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

SANTANA, J. C. B.; PIMENTEL, Y. M. Extensão do Âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade ao Serviço de Quimioterapia Capo de Pinar Del Río. . Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 4, p. e18672, 2023. DOI: 10.52579/diapi.vol4.i.a18672. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/18672. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - “La gestión organizacional desde la innovación y la visión integral”

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