Extensão do Âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade ao Serviço de Quimioterapia Capo de Pinar Del Río.
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a18672Palavras-chave:
Qualidade, Gestão, Processo, SistemaResumo
Em Cuba, a saúde é reconhecida como uma das principais conquistas, pois a promoção dos níveis de saúde e qualidade de vida é uma das conquistas de maior repercussão política e social no país. A melhoria da gestão hospitalar é essencial na assistência médica, para isso a qualidade dos serviços deve ser promovida com abordagem sistêmica e multidisciplinar, e entendida como um processo de cuidado integral e contínuo no qual vários processos interagem, com o objetivo de alcançar a satisfação do paciente. Por este motivo, e tendo em conta o excessivo tempo de espera nas interconsultas, a inexistência de um modelo de gestão e os inconvenientes do planeamento no Serviço de Quimioterapia, a presente investigação realizada no Centro de Atenção a Doentes Oncológicos “III Congresso” de Pinar del Río tem como objetivo “Desenhar os elementos necessários para estender o alcance do SGC existente ao Serviço de Quimioterapia”. Para cumprir este objetivo, a observação, o trabalho em equipe, a análise documental, SWOT, o Método Delphi, a lista de verificação e a matriz de maturidade, bem como o NC-ISO 9001:2015 foram utilizados como métodos analíticos, ferramentas e técnicas. os elementos do SGQ do Serviço de Quimioterapia. Entre as principais conclusões estão que o SGC do Centro evidenciou uma mudança na abordagem tradicional de gestão para a gestão de processos, favorecendo a eficiência, garantindo maior participação das partes interessadas e aumentando consideravelmente a satisfação dos pacientes com os serviços recebidos.
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