A verdade em preto e branco

potencializando a interdisciplinaridade no território escolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a19453

Mots-clés :

Aprendizagem; Interdisciplinaridade; Território escolar.

Résumé

Muito tem-se discutido acerca do baixo índice de leitores no Brasil, bem como sobre as atividades propostas no território escolar para modificar esse cenário. Este estudo tem como objetivo provocar reflexões sobre a interdisciplinaridade como uma possibilidade para alcançar tal propósito. Para isso, considerando o público-alvo, a fase adolescente e sua relação com a literatura fantástica, faz-se uma análise do trabalho proposto em uma turma de 8º ano dos anos finais do ensino fundamental de uma rede privada de ensino do Vale do Caí, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Lógica e Matemática Financeira, por meio da obra “A verdade em preto e branco”, de Antônio Schimeneck. Evidencia-se, portanto, que a interdisciplinaridade está atrelada à aprendizagem significativa, mas que requer um planejamento adequado voltado ao público-alvo e suas particularidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fabiana Wentz, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Feevale). Bolsista Capes. Mestra em Letras, pós-graduada em Gestão Escolar e graduada em Letras – Português/Inglês. Professora da Escola Capital do Saber (Feliz/RS).

Cristiana Monique Feltes Sivert, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Licenciada em Matemática (Unisinos). Pós-graduada em Especialização para professores de Matemática (FURG). Professora da Escola Capital do Saber (Feliz/RS).

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras, ênfase Leitura e Linguagens (UCS/Uniritter). Mestra em Letras, ênfase em Leitura e Cognição (UNISC). Professora da Universidade Feevale.

Références

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

Calligaris, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2013. – (Folha Explica)

Corso, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Adolescência em cartaz: filmes e psicanálise para entendê-la. Porto Alegre: Artmed, 2018.

Corso, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Couto, Mia. Murar o medo. Disponível em: https://www.miacouto.org/murar-o-medo/. Acesso em 05 out. 2023.

Freud, Sigmund. O infamiliar (1919). In: Obras incompletas de Sigmund Freud. Tradução de Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

Guirado, J.C et al. Jogos: um recurso divertido de ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. Maringá-PR: Elograf, 2010.

Grabowski, Gabriel. A desconstrução do futuro: juventudes, reforma do ensino médio e retrocessos das políticas educacionais. Porto Alegre: Carta, 2019.

Huston, Nancy. A espécie fabuladora: um breve estudo sobre a humanidade [recurso eletrônico]. Tradução de Ilana Heineberg. Porto Alegre: L&Pm Editores, 2008.

Instituto Pró-Livro. Retratos da leitura no Brasil. 5ª ed. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 08 out. 2023.

Pontes, Edel Alexandre Silva. O ato de ensinar do professor de matemática na educação básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, mai.-ago. 2018. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/76. Acesso em: 08 set. 2023.

Riter, Caio. Tempo de formar leitores. Desfazendo mitos. In: RITER, C. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009. p. 51-63.

Schimeneck, Antônio. A verdade em preto e branco. 2. ed. Porto Alegre: BesouroBox, 2017

Téléchargements

Publié-e

2023-12-28

Comment citer

WENTZ, F.; MONIQUE FELTES SIVERT, C.; VOLMER, L. A verdade em preto e branco: potencializando a interdisciplinaridade no território escolar. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 4, p. e19453, 2023. DOI: 10.52579/diapi.vol4.i.a19453. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19453. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos (FLUXO CONTÍNUO)