A verdade em preto e branco

potencializando a interdisciplinaridade no território escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a19453

Palabras clave:

Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Território escolar

Resumen

Muito tem-se discutido acerca do baixo índice de leitores no Brasil, bem como sobre as atividades propostas no território escolar para modificar esse cenário. Este estudo tem como objetivo provocar reflexões sobre a interdisciplinaridade como uma possibilidade para alcançar tal propósito. Para isso, considerando o público-alvo, a fase adolescente e sua relação com a literatura fantástica, faz-se uma análise do trabalho proposto em uma turma de 8º ano dos anos finais do ensino fundamental de uma rede privada de ensino do Vale do Caí, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Lógica e Matemática Financeira, por meio da obra “A verdade em preto e branco”, de Antônio Schimeneck. Evidencia-se, portanto, que a interdisciplinaridade está atrelada à aprendizagem significativa, mas que requer um planejamento adequado voltado ao público-alvo e suas particularidades.

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Biografía del autor/a

Fabiana Wentz, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Feevale). Bolsista Capes. Mestra em Letras, pós-graduada em Gestão Escolar e graduada em Letras – Português/Inglês. Professora da Escola Capital do Saber (Feliz/RS).

Cristiana Monique Feltes Sivert, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Licenciada em Matemática (Unisinos). Pós-graduada em Especialização para professores de Matemática (FURG). Professora da Escola Capital do Saber (Feliz/RS).

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras, ênfase Leitura e Linguagens (UCS/Uniritter). Mestra em Letras, ênfase em Leitura e Cognição (UNISC). Professora da Universidade Feevale.

Citas

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Publicado

2023-12-28

Cómo citar

WENTZ, F.; MONIQUE FELTES SIVERT, C.; VOLMER, L. A verdade em preto e branco: potencializando a interdisciplinaridade no território escolar. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 4, p. e19453, 2023. DOI: 10.52579/diapi.vol4.i.a19453. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19453. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos (FLUXO CONTÍNUO)