A verdade em preto e branco:
enhanced interdisciplinarity in the school territory
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a19453Keywords:
Learning, Interdisciplinarity, School territoryAbstract
There has been discussed a lot about the low readership rate in Brazil, as well as the activities proposed in the school territory to change this scenario. This study aims to provoke reflections on interdisciplinarity as a possibility to achieve this purpose. For this, considering the target audience, the adolescent phase and its relationship with fantastic literature, an analysis of the work proposed in an eight year of a private elementary school in Vale do Caí, in Portuguese and Logic and Financial Mathematics subjects, using “A verdade em preto e branco”, by Antônio Schimeneck, is carried out. It is evident, therefore, that interdisciplinarity is linked to significant learning, but requires appropriate planning to the target audience and their particularities.
Downloads
References
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.
Calligaris, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2013. – (Folha Explica)
Corso, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Adolescência em cartaz: filmes e psicanálise para entendê-la. Porto Alegre: Artmed, 2018.
Corso, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Couto, Mia. Murar o medo. Disponível em: https://www.miacouto.org/murar-o-medo/. Acesso em 05 out. 2023.
Freud, Sigmund. O infamiliar (1919). In: Obras incompletas de Sigmund Freud. Tradução de Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
Guirado, J.C et al. Jogos: um recurso divertido de ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. Maringá-PR: Elograf, 2010.
Grabowski, Gabriel. A desconstrução do futuro: juventudes, reforma do ensino médio e retrocessos das políticas educacionais. Porto Alegre: Carta, 2019.
Huston, Nancy. A espécie fabuladora: um breve estudo sobre a humanidade [recurso eletrônico]. Tradução de Ilana Heineberg. Porto Alegre: L&Pm Editores, 2008.
Instituto Pró-Livro. Retratos da leitura no Brasil. 5ª ed. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 08 out. 2023.
Pontes, Edel Alexandre Silva. O ato de ensinar do professor de matemática na educação básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, mai.-ago. 2018. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/76. Acesso em: 08 set. 2023.
Riter, Caio. Tempo de formar leitores. Desfazendo mitos. In: RITER, C. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009. p. 51-63.
Schimeneck, Antônio. A verdade em preto e branco. 2. ed. Porto Alegre: BesouroBox, 2017
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fabiana Wentz, Cristiana Monique Feltes Sivert, Lovani Volmer
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.