EDUCAÇÃO COLONIAL: COMPREENDENDO A MONOCULTURA DO SABER NA PRODUÇÃO DO DESINTERESSE DO JOVEM NEGRO PELA ESCOLA

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DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a15294

Mots-clés :

Educação, Colonialismo, Monocultura, Saber

Résumé

O presente texto trata de um estudo bibliográfico acerca do tema colonialidade e seus impactos no processo de educação da população negra. A pesquisa tem como objetivo contribuir com o debate acerca do segundo maior motivo da evasão escolar de jovens negros da escola, o desinteresse. Sua discussão intenciona dialogar acerca da “monocultura do saber”, problematizando sua participação no desinteresse escolar, segundo maior motivo pela evasão escolar de jovens negros. A metodologia foi pautada em pesquisa de natureza qualificativa do tipo bibliográfica, e construída a sombra do pensamento do professor Sodré (2012), utilizando como referências entre outros, Kilomba (2019), Lima (2015), Almeida (2018), hooks (2017), e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (IBGE, 2019), não pretende esgotar-se em respostas, e sim, promover reflexões sobre estratégias para o envolvimento e a permanência deste público no ambiente escolar, por meio da aprendizagem significativa, tomando como fundamento, o torna-se sujeito humano, e de direitos. 

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Fabricia Santos de Jesus, Orí Aiê Leituroteca

Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Faculdade Batista Brasileira, FBB.

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Publié-e

2022-10-07

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SANTOS DE JESUS, F. EDUCAÇÃO COLONIAL: COMPREENDENDO A MONOCULTURA DO SABER NA PRODUÇÃO DO DESINTERESSE DO JOVEM NEGRO PELA ESCOLA. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e15294, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a15294. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/15294. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático EDUCAÇÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS