Contexto do Povo Judeu no Pós-Exílio:

Junção entre os exilados e autóctones

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a14937

Mots-clés :

Pós-exílio, autóctones, exilados

Résumé

O presente artigo trata sobre o período pós-exílio em meados de 539 a.C. diante a  derrota do Império Babilônio ao Império Persa sob comando do rei, Ciro, que custeia e permite o retorno do povo judeu exilado na Babilônia para Jerusalém. Esse retorno é marcado pela volta parcial entre os exilados, visto que a outra parte já havia se estabelecido na região. Temos por objetivo apresentar diante a essas deportações o impacto sobre a junção entre os povos autóctones, que teriam prosseguido sobre aquela região durante o exílio, e entre os deportados, que entre as narrativas se apresentam como aqueles que detinha o verdadeiro poder sobre aquelas terras. Pois, durante o exílio sucedeu entre ele uma maior aproximação e preservação da Lei judaica e da promessa a YHWH, Gass (2007) explica que diante aqueles que permaneceram, houve uma maior miscigenação de diferentes povos. A metodologia utilizada em nossa pesquisa se baseia em análises e levantamentos bibliográficos, recorrendo a contribuições principais de diversos autores a discorrer sobre o assunto definido. Evidenciamos a tentativa para garantir o resguardo identitário, seja  étnico ou religioso entre os povos exilados, e diante aos autóctones, há um extenso período de perseguições. Visto que, diante desse processo de adaptação, tem sobre extensões  políticas em Jerusalém, a aplicação da tributação pelo império juntamente ao sacerdócio, custeando a elite o império e a reconstrução do Templo, trazendo a grande parte daqueles que no limiar da fragilidade, tendo sua terra dominada e comercializada para o pagamentos dos altos impostos.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Nayara do Vale Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO

Graduada em História Licenciatura. Monitora no Núcleo de Estudos Clássicos e Humanísticos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi bolsista de Iniciação Cientifica do Programa de Iniciação Científica da PUC Goiás PIBIC/CNPq no período de 08/2019 a 07/2020. Graduando na Escola de Formação de Professores e Humanidades no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Religião Mestrado, com bolsa e Taxa CAPES/PROSUC.

Références

Obras de Referência

SARMENTO, F. J. M. Dicionário de Estudos Bíblicos. São Paulo: Rideel, 2011.

Fontes Textuais

BÍBLIA DE JERUSALÉM – Nova edição revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2001.

Referências Bibliográficas

BRIGHT, Jonh. História de Israel. Tradução: Luiz Alexandre Solano Rossi e Eliane Cavalhere Solano Rossi. São Paulo: Paulus, 2003.

CASTRO, Flávia Lages. História do direito Geral e Brasil. 6 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

FOHRER, Georg. História da Religião de Israel. Tradução: Josué Xavier. São Paulo: Ed. Academia Cristã: Paulus, 2008.

GASS, Ildo Bohn. Uma introdução à Bíblia: exílio Babilônico e dominação Persa. V. 5. 3ª edição. São Paulo: Paulus e CEBI, 2007.

MARIANNO, Lília Dias. A Ameaça Que Vem De Dentro-Um estudo sobre as relações entre judaítas e estrangeiros no pós-exílio em perspectiva de gênero. Dissertação apresentada em cumprimento às exigências do Programa de PósGraduação em Ciências da Religião para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Religião. São Bernardo do Campo: 2007. Disponível em:<http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/424/1/Lilia%20Dias%20Marianno.pdf> Acesso em: 02 de novembro de 2020.

NAKANOSE, Shigeyuki; PEDRO, Enilda de Paula. Como ler o Segundo Isaías 40-55. Da semente esmagada brota nova vida. São Paulo: Paulus, 2004.

PIXLEY, Jorge. A história de Israel a partir dos pobres. Petrópolis: Vozes, 1989.

KESSLER, Rainer. História Social do Antigo Israel. São Paulo: Paulinas, 2009.

SCHWANTES, Milton. Sofrimento e esperança no exílio - História e teologia do povo de Deus no século VI a. C. São Paulo: Paulinas, 2007.

SCHWANTES, Milton. Breve História de Israel. São Paulo: Oikos, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2022-11-10

Comment citer

DO VALE MOREIRA, N. Contexto do Povo Judeu no Pós-Exílio: : Junção entre os exilados e autóctones. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e14937, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a14937. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/14937. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Religião, Religiosidade(s), Espiritual(idade)(s), Pandemia e Políticas Públicas