AVALIAÇÃO DINÂMICA DAS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DO PATRIMÓNIO DE ALUNOS PÓS-GRADUADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a12025

Palavras-chave:

Avaliação dinâmica, Ensino patrimonial, Representações de estudantes de pós-graduação

Resumo

Atualmente nas instituições educacionais, a educação patrimonial desde a primeira infância é afetada por sua introdução no currículo, entre outras razões, devido às representações que os professores têm sobre a educação patrimonial. Diante desta situação, foi decidido aproveitar o curso de pós-graduação "Patrimônio e universidade" para aplicar uma avaliação dinâmica ao potencial de aprendizagem dos estudantes de pós-graduação para a transformação das representações sobre educação patrimonial em instituições de ensino (objetivo de pesquisa). Para o estudo das representações, o método selecionado foi a pesquisa; foram utilizadas duas pesquisas, a Estepa, a Ávila e a Ruiz, que é composta pelo "Questionário sobre o ensino-disseminação do patrimônio" e uma adaptação deste para o contexto cubano. Também foram criados procedimentos metodológicos que contribuíram para a autoavaliação dos estudantes. Os alunos de duas edições do Mestrado em Trabalho Sociocultural Universitário do curso acima mencionado participaram desta pesquisa como um grupo de estudo. Os resultados fundamentais foram: a eficácia da avaliação dinâmica quando acompanhada por processos de autoavaliação que incluíram autoanálise, confrontos de conhecimentos e discussões de resultados individuais e de grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelsy Pupo Manreza, Asesora cubana de la Primera Infancia en el Ministerio de Educación de Angola

Máster en Ciencias de la Educación. Profesora Auxiliar

Alexis Aroche Carvajal, Profesora en la Universidad Agraria de La Habana - Cuba

Doctora en Ciencias Pedagógicas

Referências

Araya, S. (2002). Las representaciones sociales: Ejes teóricos para su discusión. Cuaderno de Ciencias Sociales 127. San José: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO).

Aroche, A. (2018). Prueba pedagógica de intereses lúdicos para la infancia preescolar. Primera adaptación. Mayabeque: Departamento de Educación Infantil. Facultad de Ciecias Pedagógicas. Universidad Agraria de La Habana.

Ayes, G. N. (2017). La Habana maravilla patrimonial. La Habana: Científico-Técnica.

Cuba. Universidad Agraria de La Habana. (2017). Maestría en Trabajo Sociocultural Universitario. Mayabeque: Facultad de Ciencias Pedagógicas.

Estepa, J., Ávila, R., & Ruiz, R. (2007). Concepciones sobre la enseñanza y difusión del patrimonio en las instituciones educativas y los centros de interpretación. Estudio descriptivo. Enseñanza de las Ciencias Sociales, 6, 75-94.

Moscovici, S. (1979). El psicoanálisis, su imagen y su público. Buenos Aires: Huemul S. A.

Pupo, N., Aroche, A., y Núñez, H. (2020). Representaciones de los docentes de instituciones educativas respecto al patrimonio y su educación. VIII Simposio Internacional de Educación y Pedagogía. La Habana, Cuba: Redipe / Red Sentipensantes.

Pupo, N., Aroche, A., y Valle, B. (2019). La educación patrimonial desde el patrimonio de la cotidianeidad en la Primera Infancia. En Varios Autores, Investigación: Educación y Pedagogía 2019. Educación en la diversidad (Primera parte). New York - Cali: REDIPE (95857440).

Sternberg, R. J., y Grigorenko, E. L. (2003). Evaluación Dinámica. Naturaleza y Mediación del potencial de aprendizaje. Barcelona: Paidós.

Vallejo, L. M. (2016). Gestión del talento humano. Riobamba: Escuela Superior Politécnica de Chimborazo y ESPOCH.

Vygotski, L. S. (2006). Interacción entre aprendizaje y desarrollo. En A. L. Segarte, G. Martínez, y M. E. Rodríguez, Psicología del Desarrollo del escolar. Selección de Lecturas. Tomo 1 (p. 45-59). La Habana: Félix Varela.

Publicado

2021-12-07

Como Citar

MANREZA, N. P. .; CARVAJAL, A. A. . AVALIAÇÃO DINÂMICA DAS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DO PATRIMÓNIO DE ALUNOS PÓS-GRADUADOS . Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 2, p. e12025, 2021. DOI: 10.52579/diapi.vol2.i.a12025. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12025. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCACIÓN SUPERIOR A LA LUZ DE LOS NUEVOS TIEMPOS